25 de dezembro de 1983
90 anos (1893–1983)
20 de abril de 1893
Joan Miró (1893-1983) foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramista espanhol. Contemporâneo do Fauvismo e do Cubismo, criou sua própria linguagem artística e retratou a natureza da forma como faria o homem primitivo ou uma criança. Foi um dos mais destacados representantes do Surrealismo.
Em 'A Bailarina II' observei à mistura de cores das aquarelas e guaches. Os dois tons de azul deram vida à obra do pintor e escultor espanhol Joan Miró que mesmo após 28 anos de sua morte é considerado um dos maiores artistas do século 20 na arte surrealista, movimento que usava a criatividade e o humor.
Apesar de ser reconhecido pintor, Miró se dedicou às artes cerâmicas e teve influências do dadaísmo, fauvismo e cubismo durante sua vida artística.
Para compor as esculturas, Miró utilizava objetos recolhidos por onde passava, revelando que a sucata também fazia parte de suas criações, assim como a madeira e o bronze. Coisas descartadas e esquecidas, como a cabeça de uma boneca, ganhavam nova vida, unificadas através de sua obra.
Joan Miró deixou-se influenciar prazerosamente por todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas, surrealistas, abstracionistas são facilmente percebidas em seus trabalhos e a maneira de ver dos cubistas combina fortemente com a sua visão das coisas.
O Miro é um código no SAP muito importante para o setor de controle financeiro e fiscal de uma empresa. Basicamente, é utilizado na verificação e confirmação de faturas. Ele é um processo seguinte ao Migo. ... Com isso, a empresa confirma o seu compromisso de pagamento da fatura.
Cercle Artístic de Sant Lluc
Barcelona, Espanha
Aos 14 anos, em razão de seu baixo rendimento escolar, seus pais decidiram prepará-lo para uma vida profissional no comércio, porém Miró se matriculou na prestigiada Escola de Belas-Artes de Barcelona Llotja.