A válvula de Heimlich é uma válvula de drenagem de vibração especialmente projetada para substituir garrafas subaquáticas em drenagem torácica. Composto por conjunto de tubo transparente selado, a válvula estabelece um caminho de fluxo unidirecional para o ar.
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
O uso de dreno é um procedimento normal em cirurgias abdominais. Dependendo das condições durante a cirurgia, pode-se colocá-los por segurança. Ocasionalmente o dreno poderá evitar uma reoperação, facilitando o tratamento.
Assim, quando é feito o diagnóstico de pedra na vesícula, a cirurgia pode ser programada e normalmente é rápida, durando em média 45 minutos, e necessita apenas 1 a 2 dias dias de repouso e com uma recuperação para as atividades normais em 1 a 2 semanas.
A recuperação da cirurgia de retirada da vesícula é simples, sem restrição de dieta ou de movimentos: o paciente pode andar pela casa, subir escadas e fazer caminhadas leves.
Você pode ter algum desconforto ou dor nos primeiros meses de pós operatório ao comer alimentos ricos em gordura (assim como o ovo). No geral esse desconforto melhora e a dieta pode ser a sua habitual sem problemas.
Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.