Logo, a logística reversa, é um conjunto de estratégias e ações para recolher esses produtos utilizados da forma mais barata e ágil possível. Para entregar um produto apenas dois agentes são envolvidos: a fabricante e sua transportadora. Ambos executam sua estratégia para que os produtos cheguem ao ponto de venda.
Manufatura reversa é o processo de descaracterização dos produtos visando a reciclagem das suas materias primas e destino final dos materiais não recicláveis.
A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
A lei prevê logística reversa para seis tipos de produtos, cujo descarte incorreto causa ainda mais danos ao meio ambiente e põe em risco a saúde da população: pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, agrotóxicos e óleos lubrificantes.
Já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias usadas, e desta forma, eles dão o destino adequado. O melhor a fazer é enviar o material de volta ao fabricante, mas caso isso não seja possível, separe o lixo tóxico do comum. Desta forma, você facilita a coleta.