Alguns caboclos de Xangô: Xangô Agodô, Xangô Aganju, Xangô Abomi, Xangô Alafim, Xangô Kaô, Xangô Alufan, Xangô Sete Pedreiras, Xangô Sete Montanhas, Xangô Sete Machados, Xangô Sete Cachoeiras, Xangô Sete Rochas, Xangô Sete Trovões, Xangô Sete Pedras, Mata Virgem, Caboclo Quebra-Pedra, Caboclo Treme-Terra, Caboclo Pedra ...
Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua "retirada estratégica".
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
Xangô
No sincretismo religioso (fusão de elementos culturais diferentes), Xangô corresponde aos santos católicos São Jerônimo, Santa Bárbara, Santo Antônio e São João Batista. ... Para driblar a vigilância dos seus opressores, eles davam a seus orixás nomes de santos do catolicismo, religião dos colonizadores do Brasil.
Oração de Xangô para pedir justiça Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.
Eu (diga seu nome), invoco Pai Xangô e seus auxiliares, invoco a corrente de Xangô, invoco os espíritos da justiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de (nome do amado) transborde de amor, desejo e confiança por mim, e que faça ele me enxergar como sua companheira.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos. Se você deseja a indicação do melhor dia para acender velas, indicamos a sexta feira.
Aconselhamos a todos que , ao menos semanalmente acendam uma vela branca (ou sete dias), para seu Anjo de Guarda. É uma forma de mantermos um “laço íntimo”, de aproximação.
Cor de vela: Marrom para xangô e amarela para Iansã. Quinta-feira: Oxóssi - Orixá das matas e suas linhas: caboclos e caboclas.
Cor que representa Xangô é o vermelho vida e energia. Ou vermelho e branco. Ou marrom e vermelho. As variam com a linha religiosa.
Suas cores rituais são diversas. Em alguns lugares, azul-marinho. Em outros, o vermelho ou o vermelho e preto. Seu modo de agir e sua força como “abridor dos caminhos” fizeram com que seja inspiração na cultura popular e nas artes de um modo geral, com muitas músicas falando dele e seu sincretismo com São Jorge.
trabalhos e firmamentos dentro da associação da pureza/Oxalá. VELA DA COR VERMELHA: OGUM. trabalhos pois dependerá em grande parte da força mental da pessoa. VELA NA COR AZUL: OXUM E IEMANJÁ.
Portanto, sendo ou não filho dele, dia 23 de abril, acenda uma vela desse Santo maravilhoso e ore um “Pai Nosso”.
O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro.
As Cores das Velas
Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.
Datas e Cores. Segunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana. Cores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas, e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.
Os espíritos que se manifestam na umbanda e no candomblé, "os boiadeiros", são valentes, e de poucas palavras, mas de muitas ações. Apresentam-se como espíritos que encarnaram em algum momento, como tocadores de boiada. ... A linha de boiadeiros é sustentada, num dos seus mistérios, pelo Orixá Ogum.