Para definir os representantes discentes, os professores organizam uma votação em cada classe de 4º e 5º anos, nas quais estudam os alunos mais velhos da escola. Nessas salas, são eleitos pelos colegas um menino e uma menina para fazer parte do Grêmio Estudantil e, consequentemente, do Conselho Escolar.
O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato.
TODOS PODEM PROPOR A CRIAÇÃO DE UM CONSELHO MUNICIPAL Para isso, é necessário que uma lei municipal o crie – e leis podem ser propostas por iniciativa popular. Essa proposta teria de seguir o trâmite normal de qualquer lei, ou seja, ser aprovada pela Câmara de Vereadores e pelo prefeito.
Qualquer cidadão pode participar das reuniões, e inclusive lá, conhecer quem é o seu representante. Quem não é membro não pode votar,mas tem seu representante lá que pode votar por ele. Para finalizar o que você poderia nos falar sobre os conselhos.
Os Conselhos Municipais são mecanismos de interlocução permanente entre Governo e Sociedade Civil, que vêm ampliando e aperfeiçoando sua atuação, auxiliando a administração no planejamento, orientação, fiscalização e julgamento nas questões relativas a cada área temática.
O Conselho Nacional de Saúde é formado por 32 conselheiros titulares com seus respectivos suplentes, representantes de entidades e instituições dos segmentos governo, prestadores de serviços privados de saúde, profissionais de saúde e usuários.