Mas que seja infinito enquanto dure”. Determinando o significado dos versos de Vinícius, chegamos à conclusão de que ele pretendia estabelecer uma indicação de causa: –o amor não é imortal porque é chama, fogo.
Eterno enquanto dure, para mim quer dizer que seja intenso, perfeito, maravilhoso até enquanto durar, ou seja que mesmo acabando um dia foi tão bom que pareceu eterno.
Como podemos associar essa palavra ao amor para compreendermos, o verso “que não seja imortal, posto que é chama”? O amor é como uma chama quente, ilumina, pode queimar, mas apaga, termina. 04 – O que você entende por “Mas que seja infinito enquanto dure”? Resposta pessoal do aluno.
a) Que figura de linguagem se verifica na expressão infinito enquanto dure? Justifique sua resposta. ANTÍTESE POIS O INFINITO DURA PARA SEMPRE.
O trecho: “mas que seja infinito enquanto dure” corresponde a figura de linguagem paradoxo tendo em vista que o infinito remete às situações que não têm desfecho ou limites. No entanto, a terminação da frase com os termos “enquanto dure” revela aproximação de palavras opostas que causam uma contradição.
9. a) O poema que adota uma forma convencional, com versos regulares é o "Soneto de Separação", pois todos os seus versos são decassílabos (10 sílabas poéticas). Já o poema que adota uma forma livre, com versos livres é o "Pátria Minha".
b) Métrica regular ou imperfeita - há pequenas variações no número de sílabas poéticas de verso para verso; ... rima em alguns versos (rima irregular). b) Poemas em versos brancos - são aqueles desprovidos de rimas. O elemento maior, em termos formais, de um Poema é o RITMO.
Curiosidades. Se a estrofe é formada por mais de dez versos ela é chamada de “estrofe irregular” ou “estrofe bárbara”. Da mesma maneira, os versos que possuem mais de doze sílabas poéticas são os “versos bárbaros”. Estribilho ou Refrão designam a repetição da mesma estrofe num poema.
Na teoria da literatura, os versos Livres, também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
A estrofação é uma das peculiaridades que auxiliam na classificação dos poemas. O poema é um gênero textual pertencente aos gêneros literários e por ter raízes na literatura é um meio de produção de arte. ...
Significado de Quintilha substantivo feminino Poética Composição métrica de cinco versos, em geral octossílabos; quinteto.
VERSOS POLIMÉTRICOS: Este é o nome que se dá a um conjunto de versos regulares de tamanhos diferentes. VERSOS LIVRES: são versos que não obedecem a nenhuma regra pré-estabelecida quanto ao metro, à posição das sílabas fortes, nem à presença ou regularidade de rimas.
Quando falamos em métricas (ou metrificação), estamos nos referindo a medida do verso de uma poesia, e a metrificação é, portanto, o estudo da medida de cada verso. ... Existem, na língua portuguesa, doze espécies de versos,, que contém desde uma até doze sílabas métricas.
Vamos seguir dois passos bem simples:
As sílabas em cada um dos versos são contadas até a última sílaba tônica; Quando uma palavra termina com uma vogal átona e a palavra seguinte começa por vogal também átona, as sílabas que contêm essas vogais serão combinadas em uma só sílaba métrica.
A arte de fazer verso é chamada de 'Versificação'.
Métrica é a medida do verso. O estudo da métrica chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos.
As definições da contagem dos versos variam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas, podendo ser: 1 sílaba: verso monossílabo. 2 sílabas: verso dissílabo. 3 sílabas: verso trissílabo.