O Mundo sem justiça, sem leis, sem tribunal e sem qualquer tipo de regras, na nossa opinião seria um mundo “sem rei nem roque”. ... Num Mundo sem justiça não haveria nem direitos nem deveres. Por direito entende-se exigir alguma coisa a outrem e o respeito por nós e pelos outros, por um todo em geral.
Resposta. Seria um lugar sem barreiras, onde todos fariam o que bem entendessem, sem se preocupar com o que isso poderia gerar, já que não saberiam o significado de punição.
Muitas coisas poderiam ter acontecido ao longo da história se não houvesse toda essa formalidade. Há alguns séculos, por exemplo, você poderia viver num sistema de servidão ou até ser um escravo. Soldados, serventes e outras funções poderiam ser desempenhadas em troca de dinheiro, proteção ou até comida.
As normas possibilitam que as pessoas, em todos os setores da sociedade, possam conviver em harmonia, uma vez que estipula direitos e deveres, e estabelece diretrizes de comportamento.
O destinatário geral da norma jurídica é o homem, todavia é possível que a norma jurídica pode-se dirigir também a outras normas jurídicas. É possível destacar, a partir deste critério, o alcance da norma jurídica.
Bilateralidade: O Direito existe sempre vinculado a duas ou mais pessoas, atribuindo poder a uma parte e impondo dever à outra. Generalidade: É a característica relacionada ao fato da norma valer para qualquer um, sem distinção de qualquer natureza.
Norma jurídica, segundo, Paulo Dourado de Gusmão, é a proposição normativa inserida em uma ordem jurídica, garantida pelo poder público ou pelas organizações internacionais.
Quanto à hierarquia, a autora as classifica como normas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções, decretos regulamentares,normas internas e normas individuais.
norma jurídica é norma de Direito, isto é, norma de fazer Direito. A Norma define, dentre as múltiplas possibilidades que se oferecem ao homem, os tipos de condutas desejáveis, ao considerar sua relevância para a manutenção e progresso da vida social.