30%
Para muitos, a telha portuguesa é considerada uma evolução da telha colonial. Como esse tipo de telha oferece bom rendimento e tem encaixes que conferem maior estabilidade ao telhado, a telha portuguesa acaba sendo uma opção mais vantajosa para quem busca telhados de cerâmica.
R$ 500/milheiro.
Telhas de cerâmica oferecem isolamento térmico e esquentam menos. Por seu encaixe não ser perfeito, suas frestas deixam a construção mais fresca. Telhas de concreto possuem baixa condutividade térmica, garantindo excelente conforto térmico.
O tipo de telha que esquenta menos, quando se trata de isolamento térmico, são as telhas ecológicas, como a telha de fibra vegetal. Afinal, elas ajudam a manter a temperatura sempre agradável no interior da casa. Seu conforto térmico pode chegar a ser duas vezes maior que o das telhas de fibrocimento, por exemplo.
Para regiões que apresentam climas muito quentes, telhas claras ou de material altamente refletivos são as mais indicadas. Nesse quesito, a telha de zinco galvanizado com EPS Isopor®, por exemplo, une a propriedade do zinco de rebater as luzes solares e toda a capacidade de isolamento térmico do EPS Isopor®.