Com isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial do mesmo, em duas áreas: sendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao qual o presidente Ernesto Geisel queria nomear de Estado do Pantanal.
Políticos e empresários da região de Campo Grande iniciaram um movimento separatista que teve êxito na década de 70, quando foi assinada a criação de um novo estado. O decreto-lei que estabeleceu a criação do Mato Grosso do Sul foi assinado em 11 de outubro de 1977.
A música e a culinária são os principais componentes da 'genética' cultural de Mato Grosso do Sul. ... A identidade do Estado afirma-se ao sabor da gastronomia, das produções musicais, artesanato indígena, artes plásticas, festas populares e danças.
Cuiabá
Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e, lá, construiu um eficiente sistema de defesa....Mato Grosso.
Estado brasileiro localizado a oeste da região Centro-Oeste. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). A capital é Cuiabá. As cidades mais importantes são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garça.
Mato Grosso
província de Mato Grosso
bairro do Porto
Em Cuiabá, o bairro é a subdivisão da região administrativa. Criados e delimitados pelas leis municipais 1.
O comércio e a indústria são os pontos fortes da economia de Cuiabá. O setor industrial é representado, em especial, pela agroindústria.
Hoje, a diversificação de segmentos industriais tem gerado títulos importantes para o município: maior pólo de esmagamento, refino e envaze de óleo de soja do Brasil, maior pólo misturador de fertilizante do interior brasileiro, maior produção estadual de ração e suplementos animais, frigoríficos com padrões ...
Embora boa parte da Chapada dos Parecis tenha adquirido “donos” já no início da década de 1960, a atividade principal permanecia o extrativismo e pecuária extensiva e, até fins da década de 1970, a agricultura ainda era considerada de nível muito baixo (IBGE, 1957: 266).
agricultura, pesca, pecuária etc.