Como jogar pelo Stopots
COMO FUNCIONA O JOGO?
Gartic: como jogar uma partida rápida em celulares
O jogo tem uma mecânica muito simples.
O jogador inicial diz em voz alta "A", e continua contando mentalmente o restante do alfabeto ("B", "C", "D", etc). O jogador que estiver à direita do jogador inicial então diz "Stop!" (ou "Adedonha!") e o jogador inicial anuncia em voz alta a última letra que ele pensou.
O jogador que tenta adivinhar a palavra deve ir dizendo as letras que podem existir na palavra. Cada letra que ele acerta é escrita no espaço correspondente. Caso a letra não exista nessa palavra, desenha-se uma parte do corpo (iniciando pela cabeça, tronco, braços…)
O Que é Adedonha ?! Adedonha é uma Brincadeira (jogo “game”, teste), com vários Formatos (Papel , Aplicativos , Online) e Nomes (Adedanha, “Nome, Lugar e Objeto” , Salada de Frutas , Stop , Uestope ,... Conhecer Palavras).
A origem da brincadeira stop data da época colonial, na Alemanha, é conhecido desde pelo menos o século XIX. No Brasil, conhecido também como Adedanha ou Salada de Frutas. A brincadeira stop é um jogo de lápis e papel muito popular entre crianças, jovens e adultos.
1. Adedanha. Nome de uma brincadeira em que um grupo de pessoas depois fazem uma lista de coisas típicas (nome,cep,filme,famoso,etc), escolhem uma letra para brincarem.
Jeito de brincar Cada criança recebe o nome de uma fruta (pera, maçã, banana, uva) e uma delas fica de pé, sem cadeira. A criança que está de pé diz que foi à feira comprar uma das frutas. Se ele disser "maçã", todas as crianças que receberam a palavra "maçã" levantam da cadeira.
Jeito de brincar Todos dizem "adedonha" e colocam o número de dedos que quiserem à mostra. Depois, contam os dedos como se cada um deles fosse uma letra do alfabeto. Depois de contar, os participantes têm que dizer palavras com a última letra até alguém errar. Quem errar toma um tapa com dois dedos.
As regras: Consistia em tampar os olhos de alguém e sair perguntando: “é esse?”. Se fosse, escolhia-se “pêra, uva, maçã e salada mista”. Pêra era aperto de mãos, uva valia abraço e maçã, beijo no rosto. O top de linha era a salada mista, que rendia beijinho na boca.
Brincadeira: Amarelinha
Origem. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Macaca ou Amarelinha Essa é famosa quase no Brasil todo! Na região norte, é chamada de Macaca, mas também é conhecida como amarelinha, maré, sapata ou avião. Para brincar, as crianças desenham a macaca (ou amarelinha) no chão, começando pela “terra” e com quadrados numerados de 1 a 10 até chegar no “céu”.
Em Minas Gerais (Brasil) é maré. Diz-se "pular maré", não "jogar maré". ... Na França: por fim, é marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil. Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros.
A Amarelinha Africana também conhecida como Teca-Teca, diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou inferno e seu formato é diferente.
A amarelinha e as crianças Idade recomendada: a partir dos 4 anos. Onde brincar: pátio, calçadas, na praia (na areia molhada), nas praças ou quadras de esporte. Quantos participantes: mais de 1.
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.