O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
O preparo químico mecânico (PQM), também conhecido como preparo biomecânico do canal radicular ou preparo químico-cirúrgi- co, constitui-se numa importante fase do tratamento endodôntico que tem como objetivo modelar o canal principal e limpar o sistema de canais radiculares para, posteriormente, receber o material ...
O tratamento de canal é necessário quando: O dente fica bem sensível e é quando o paciente começa a sentir muita dor. Nesse estágio nem sempre é percebido inchaço, por isso um dentista deve ser procurado assim que identificado o problema. - Ocorre a "morte da polpa" o que chamamos de degeneração avançada.
Em quantas sessões ele é feito? O tratamento de canal pode ser feito em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar.
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Não necessariamente! De acordo com Sofia, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. “Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta.
Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro! Você deve ir ao seu dentista de confiança e permitir que ele execute o tratamento adequado. Às vezes, ocorre uma infecção e morte da polpa sem que haja nenhuma dor.
Tratamento de canal Este procedimento pode ajudar a eliminar a infecção e salvar o seu dente. Para isso, o dentista remove o tecido doente central (polpa) usando uma broca e drena o abscesso. Ele ou ela, em seguida, veda a cavidade e canais radiculares do dente.
Por que o tratamento de canal para acabar com a dor de dente inflamado? O tratamento de canal é um procedimento em que o tecido do dente inflamado ou infeccionado é removido. A polpa ou nervo quando afetada é o que causa as dores de dente agudas.
O que é o problema de canal Os micro-organismos desatam na polpa um processo inflamatório, que faz a pressão lá dentro aumentar a ponto de oprimir as terminações nervosas – eis a dor. Se nada é feito, a infecção evolui e leva à morte da polpa. Sitiando os meandros do dente, as bactérias ainda podem chegar à raiz.