O Teste de Denver é uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM).
O Denver II é um valioso instrumento de screening para avaliar o desenvolvimento de crianças do nascimento aos seis anos de idade e monitorar o desenvolvimento em crianças de risco para alterações. Avalia quatro áreas do desenvolvimento: pessoal-social, motora fina adaptativa, linguagem e área motora grossa.
A interpretação dos itens permite classificar o tes- te como: normal, quando a criança não apresenta ne- nhum “atraso” ou um cuidado no máximo; risco, quan- do apresenta dois ou mais “cuidados” e/ou um ou mais “atrasos”; não testável, quando “recusa-se” a realizar a atividade em um ou mais itens com a linha da idade ...
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase onde a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente./span>