Na introdução (parte inicial do texto, Quadro 1), deve conter a apresentação concisa do assunto (objeto de estudo) abordado e sua contextualização com a realidade; devem constar, também, “a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.” (ASSOCIAÇÃO ...
Esclarecimento do objetivo Seja claro, objetivo e lembre-se: a introdução não deve ter explicações. Se ela tem que ser curta (deve ocupar cerca de 10% do texto todo), não há espaço para explicações, afinal explicar faz parte do desenvolvimento do trabalho.
Dicas para fazer uma boa conclusão
Introdução: parte extremamente importante do trabalho onde deverão aparecer as principais ideias (tese) e conceitos que serão desenvolvidas no texto. Desenvolvimento: chamado também de "antítese", nessa parte serão abordados todos os conceitos e possíveis autores e referências utilizadas.
5 dicas importantes para fazer uma introdução
A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.
Você não deve perder de vista a principal função da introdução. Que é apresentar a pesquisa aos leitores. Então, a introdução do TCC deve conter os principais elementos que compõem a sua pesquisa: delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos e metodologia.
Como fazer uma introdução de TCC em 7 passos
Evidenciar o período de abrangência da pesquisa, incluindo informações sobre a natureza e a importância do tema; b) Indicar os objetivos, a finalidade e a justificativa do trabalho; c) Destacar os tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de exposição, exceto os resultados obtidos.