Humor aquoso é um líquido incolor, transparente, de consistência aquosa, constituído por água e sais dissolvidos. Sua função é nutrir a córnea e o cristalino, além de, conforme citado, regular a pressão interna do olho.
Corpo ciliar: localizado atrás da íris, o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino. Cristalino: lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila.
Para manter a pressão do globo ocular constante, é drenado da região trabecular para o um vaso chamado "canal de Schlemm", que circunda todo o olho, na qual está ligado à veia episcleral pelo arqueduto venoso. Atrás da córnea existe um fluido chamado de humor aquoso.
Fluxo e produção do humor aquoso. Fluxo e produção do humor aquoso. O líquido é produzido no corpo ciliar atrás da íris (na câmara posterior), passa para a frente do olho (câmara anterior) e sai pelos canais de drenagem ou pela via uveoscleral (setas pretas).
Esclera – Conhecida como o branco dos olhos, essa região é formada principalmente por fibras colágenas. Atua como barreira para o conteúdo intraocular e é um local de fixação para os músculos extraoculares, que garantem a movimentação dos olhos. Além disso, possui função de proteção mecânica.
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
Você conhece as principais partes do olho humano?
A retina é constituída por três tipos de camadas: os neurônios bipolares, os neurônios ganglionares e as células fotossensíveis.
Mas a qualidade da imagem produzida pelos nossos olhos é superior aos equipamentos disponíveis no mercado. Especialistas afirmam que, se fosse possível quantificar a definição da imagem que vemos em nossos dois olhos, ela teria aproximadamente 274 megapixels — ou 137 megapixels em cada olho.
Exemplificando, se dizemos que uma foto tem a resolução de 1920px x 1080px significa que ela tem 1920 pixels na horizontal e 1080 na vertical. Multiplicando esses dois números, e considerando que 1 Megapixel é o equivalente a 1 milhão de pixels, chegamos a conclusão que essa foto teria 2,07 Megapixels.
Como descobrir a ficha técnica do celular Android