10 dicas para plantar cenouras e beterrabas
Se você comprou cenouras na feira com um pedaço do talo, basta cortar a pontinha e colocar num recipiente com água, como na foto. Em alguns dias novas folhinhas começarão a aparecer e em poucas semanas você tem folhas verdes para fazer uma salada ou um refogado.
Deve-se enterrar as sementes a cerca de 1 cm de profundidade, 15 cm umas das outras e em linhas afastadas de 20 cm. 9. Após o plantio, regue o canteiro para iniciar o processo de germinação. Em geral, a primeira irrigação deve ser feita até atingir 20 centímetros de profundidade.
É fundamental colocar as plantas em ambiente bem iluminado para que cresçam de forma saudável. ️Ao plantar na terra ou em vaso, também será possível o crescimento da parte subterrânea da cenoura também, o que levará um tempo maior.
Cenoura, cebola e alho não são perigosos quando brotam, mas usam suas reservas de açúcar para fazer o broto. Eles descem muito rápido e ficam emborrachados e inutilizáveis. Sempre que brotam alho ou cebola, eu apenas os planto e uso os verdes.
A parte que você come, na verdade, é a raiz da planta e, naturalmente, não é onde estão as sementes. Vamos pensar, por um momento, como você consegue sementes de cenoura se guardar suas próprias sementes. Bem, provavelmente você consegue as sementes de plantas de cenoura que você não colheu.
Se você simplesmente cortar as áreas coloridas e os brotos, suas batatas serão ok para comer. ... A solanina é produzida pela exposição de batatas a muita luz (de novo: é um processo natural, que funciona para fazer brotar a batata), por isso, guarde-as em um lugar fresco e escuro.
Cebolas germinados são perfeitamente utilizáveis e mesmo os brotos podem ser utilizados. As cebolas que produzem brotos perdem um pouco do sabor acentuado e deixam de ter um sabor tão forte quanto as cebolas não-germinadas.
60 dias
O processo é bem simples e consiste apenas em tirar a casca da cebola, cortar e colocar a parte com as raízes na água, mas antes de chegarmos a essa parte prática é bom explicar algumas questões sobre o corte.
Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar.
As três formas mais comuns de plantar cebola orgânica são: por sementes em semeadura direta, semeadura indireta com transplante de mudas ou com a produção de pequenos bulbos. A semeadura direta é feita diretamente nos canteiros definitivos com distância de 10 cm entre si em sulcos de 1 a 2 cm de profundidade.
Na semeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.
Em um canteiro ou em vaso grande, plante o dente e as raízes em uma profundidade de 3 a 5 cm - vale deixar um espaço entre uma muda e outra, variando de acordo com o espaço total do seu canteiro. Nesta fase inicial, a dica é deixar o solo úmido (mas nunca encharcado) para que as mudas se desenvolvam.
Quando a folhagem verde da planta de cebola ficar caída para o lado e ficar amarela ou marrom, é um bom sinal de que a cebola está pronta para colher. Solte a terra em volta da cebola. Com cuidado, use uma pá para cavar um círculo de 2,5 cm em volta do bulbo. Cave em volta e abaixo do bulbo e separe a raiz da cebola.
Por conter silício, a cebola também previne o envelhecimento de veias e artérias. O alto teor de vitaminas A, C e E e de substâncias como enxofre, selênio e antocianina faz da cebola um poderoso antioxidante, responsável por combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
Conheça os tipos de cebolas e como usá-las
O Brasil é um grande produtor de cebola, um dos vegetais mais consumidos no mundo. No país são cultivadas 50 variedades: amarela, roxa, branca, pérola, chalotas...
Cebolas e seus diferentes tipos
As cebolas roxas têm mais calorias do que as cebolas brancas e são ricas em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável e também é importante para a saúde dos olhos. As cebolas brancas são menos calóricas e tem sabor mais picante, ardido, além de ter mais cálcio do que a cebola roxa.
Também chamada de échalotes, as chalotas são hortaliças bem parecidas com as cebolas, de origem asiática e muito utilizadas na França. Elas são menores do que as cebolas e têm sabor parecido com o do alho, mas são mais adocicadas e suaves.