Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
Para multiplicar duas ou mais potências de bases iguais, basta repetir a base e somar os expoentes. Caso a segunda potência tenha expoente negativo, vamos subtrair em vez de somar os expoentes.
Regras para a multiplicação de potências : Para multiplicar potências com o mesmo expoente, multiplicam-se as bases e mantém-se o expoente. Regras para a divisão de potências : Para dividir potências com o mesmo expoente, dividem-se as bases e mantém-se o expoente.
Para multiplicar números de bases diferentes e expoentes diferentes temos que desenvolver a potência. Na potenciação temos duas condições: Se as bases são iguais e os expoentes são diferentes, então basta repetir a base e somar os expoentes.
Olá! Quando as bases são diferentes e os expoentes são iguais e, o sinal aritmético que separa as duas expressões for de adição ou de subtração, NÃO se pode somar as bases e manter um único expoente! Desenvolver cada potência, e depois somar ou subtrair! Espero ter ajudado!
Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos.
Inverte-se a base da potenciação e muda-se o sinal do expoente. 12) Potência elevada a uma outra potência: Qualquer número real (positivo ou negativo), elevado a vários expoentes simultaneamente, deve ser resolver cada expoente separadamente até chegar a uma potência.
Propriedades da potenciação
Propriedades das potências
A potenciação é uma forma simplificada de se escrever a multiplicação de um número por ele mesmo repetidamente. As propriedades da potenciação são recursos utilizados pela matemática para deixar mais simples algumas operações entre potências.
Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar.
Para resolver potências com expoentes grandes, devemos aplicar a propriedade do expoente e escrever o número como uma multiplicação de mesma base. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente.
Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34. Essa operação possui propriedades importantes que facilitam o cálculo das potências. Assim como a multiplicação possui a divisão como operação inversa, a potenciação possui a radiciação como operação inversa.
Para calcular potenciação, abra a calculadora comum do Windows, no menu Exibir escolha o modo Cientifica. No modo científica, clique na tecla 2 e depois clique na tecla "x^y" e depois clique na tecla 5, após clique na tecla "=".
Explicação passo-a-passo: quando elevamos um número, o exponte diz quantas vezes temos que multiplicar esse número por ele mesmo, ou seja, 2³ é igual a 8 pois 2×2×2=8.
(-5)^3 = (-5) • (-5) • (-5) = 25 • (-5) = -125. Portanto , o resultado é -125.
O resultado de cinco elevado a terceira potência é 125. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente. Dessa forma, essa base se multiplica pelo número de vezes igual a esse expoente.
Resposta. 5.
Exemplos de Potenciação Logo, A expressão 52 equivale a 25.
78125
Explicação passo-a-passo: Pois, 5 (elevado a quinta potência) é igual a 5^5 ou seja, (5x5x5x5x5).
Resposta. -1 elevado a 6 é -1 Porque 1 multiplicado 6 vezes é igual ele mesmo.