Como aplicar o compliance no direito do trabalho?
Atualmente, as necessidades do mercado demandam que a atividade de compliance vá além de estabelecer normas internas e políticas. ... Um processo de compliance serve para, além de adequar as atividades da empresa, gerar informações seguras a respeito de sua atuação e manter o negócio funcionando.
Dessa forma, trata-se da área que cuida, para que uma empresa cumpra com as leis e normas pertinentes ao seu setor de atuação, principalmente aquelas que podem trazer grandes riscos financeiros e reputacionais, como a Lei Anticorrupção brasileira, FCPA (lei anticorrupção norte-americana) e UKBribery Act (lei ...
O que faz um setor de compliance em uma empresa? Este é o departamento responsável por certificar-se constantemente de que a empresa está seguindo todas as leis internas e também as externas, fixadas em documento compartilhado com todos os colaboradores.
Por isso, podemos dizer que compliance é um conjunto de políticas e normas de controle de trabalho para que as empresas atuem sempre conforme as regras de seu setor. Por meio dele, é possível evitar penalidades envolvendo o uso de novas tecnologias, políticas de acesso e privacidade de dados dos usuários.
O compliance digital aprimora os processos e aumenta a qualidade e produtividade dos serviços prestados. Além disso, ele confere maior proteção ao ambiente virtual das organização, mantendo as ameaças distantes dos dados corporativos.
Uma política de segurança da informação ou PoSIC ( Politica de segurança das informações e comunicações) que tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança em uma organização, estabelecendo regras e padrões para proteção da informação.
Essa norma possui uma seção introdutória sobre o processo de avaliação e tratamento de riscos e está dividida em onze seções específicas, que são: política de segurança da informação; organização da segurança da informação; gestão de ativos; segurança em recursos humanos; segurança física e do ambiente; gestão das ...
Quais são os princípios da segurança da informação?
A segurança da informação se baseia em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. ... O terceiro estabelece que as informações precisam estar sempre disponíveis para os autorizados, conforme o solicitado. Ao seguir esses pontos, há maiores garantias sobre a efetividade de ações.