Para isso, selecione toda a tabela de dados (Atividade 1 da figura abaixo), vá na aba “Dados” do Excel (2) e clique em “Classificar” (3). Uma caixa de diálogo será apresentada, onde você precisa escolher o campo “Valor Total” (4) e ordenar “Do Maior para o Menor” (5).
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226).
O termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas:
Basta que você os organize em ordem decrescente de custo. Assim, para fazer isso, primeiro some todo o custo multiplicando o valor unitário pela quantidade a ser adquirida. Depois, fica fácil calcular o percentual de cada produto em relação ao custo total. A partir da próxima etapa é que a Curva ABC começa a se formar.
A curva é dividida em 3 regiões (A, B e C), sendo A a de maior valor ou quantidade, correspondendo, na maioria dos casos, a 80%, e C - a de menor -, correspondendo a 5%.
Como fazer a curva ABC de clientes
Interesses e objetivos Também é possível classificar os clientes a partir de interesses e objetivos que eles têm em comum. Essa forma de segmentação consiste em agrupar os clientes de acordo com ambições e preferências semelhantes.
A segmentação de clientes é essencial para alcançar um nicho específico de público. Isso ajuda a alcançar as pessoas com quem a marca realmente quer conversar, aumentando as chances de encontrar leads qualificados e gerar mais vendas.
O conceito de segmentação consiste na seleção de grupos de clientes com perfis e demandas similares alinhados com sua proposta de valor e que sejam atrativos para seu negócio. A atratividade está relacionada ao tamanho desses segmentos e sua perspectiva de rentabilidade.
5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes
6 principais tipos de relacionamento com o cliente
Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para qualquer empresa. ... É o bom relacionamento com clientes que lança as bases para a fidelização do consumidor. Quando a organização consegue estabelecer conversas e relações significativas com sua audiência, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca.
Para fazer o negócio crescer e gerar mais resultados, é necessário estar em constante comunicação com o cliente. Esta interação ajuda a fixar a marca na cabeça do público e também fornece informações relevantes para a administração do negócio.
7 fatores que você deveria saber para ter um bom relacionamento com seus clientes
5 Passos para construir um bom relacionamento com o cliente
Princípios do atendimento de qualidade
Dicas para atender bem um cliente pessoalmente
Atenda sempre de imediato, ou dê uma razão para a espera. Entenda a necessidade do cliente antes de oferecer qualquer produto. Garanta que os vendedores realmente conheçam os produtos que vendem. Escute mais do que falar.
Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
Assim que o cliente chega na loja, cumprimente com um “bom dia”. Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança.
Pré-requisitos para esta profissão
R$ 1.