Resenha crítica ou opinativa Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.
Resenha = certa liberdade de escrita Geralmente, os resenhistas escrevem esse tipo de conteúdo na primeira pessoa do plural (nós) ou na terceira pessoa do singular ou plural (ele ou eles), dando um tom mais impessoal ao texto, ainda que se trate de uma avaliação própria.
Deve-se evitar de usar expressões na primeira pessoa tais como: “Eu gostei” ou “Eu não gostei”. Uma Resenha escrita de maneira acadêmica apresentam algumas formas que precisam ser consideradas: Em primeiro lugar, é preciso identificar a obra e o autor sobre o qual se pretende escrever.
Uma resenha crítica é um texto síntese que, além de descrever/resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
Para isso, é preciso que o conteúdo retomado na conclusão - seja apenas da tese ou de parte da análise - esteja em total coerência com o que foi escrito nas partes anteriores da redação, pois só assim se consegue a reafirmação de uma verdade.
A estrutura de uma redação narrativa é a seguinte:
Depois do tópico-frasal aparecem os argumentos (que irão desenvolver a ideia principal do parágrafo) e, por fim, temos o encerramento (ou "fechamento") do parágrafo (para evitar que o desenvolvimento acabe "do nada", sem ter um "fechamento").
O ponto final vem depois da citação, ou seja, depois das aspas.
Um citação bem colocada, ou seja, entre aspas e bem costurada com o seu posicionamento enriquece muito sua redação, mas você não perde pontos se parafraseá-la. Se fizer isso, tenha em mente que o uso de aspas não ocorre, uma vez que você está reescrevendo a citação com as suas palavras.
Não é obrigatório inserir a sua proposta de intervenção no parágrafo final. Porém, é mais lógico que ela seja inserida na conclusão, já que, assim, ela virá depois de seu posicionamento ter sido apresentado e defendido.
Apenas utilize informações que estão contidas no desenvolvimento do TCC, já que na conclusão não pode aparecer nenhuma informação nova. Aqui, o mais importante é a percepção do autor sobre o seu trabalho. Então, também evite utilizar citações e dados de outros autores.
Evite colocar as citações na conclusão da redação, opte por inseri-las no desenvolvimento do seu texto alinhado aos seus argumentos; Dê crédito ao autor.