Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.
conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.
Olá! A Coroa Espanhola dividia a América de modo a facilitar sua administração. Assim, as terras eram separadas entre quatro vice-reinos (Nova Granada, Rio da Prat, Nova Espanha e do Peru) e quatro capitanias (de Cuba, Venezuela, Chile e Guatemala).
Os chapetones eram colonos criados na Espanha,porém,viviam na América,ocupavam os principais cargos administrativos,militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente Americano.
Logo após a emancipação, os Vice-Reinados e Capitanias-Gerais foram divididos em vários territórios e originaram países como: Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia,Venezuela, Panamá, Cuba, Santo Domingo, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala e México.
Diante da exploração e injustiças adotas pela Espanha na América, a partir do século XVIII começa a brotar um movimento de resistência nas colônias, liderado pelos criollos. ... Muitos destes criollos eram comerciantes e, através da independência poderiam obter liberdade para seus negócios, aumentando assim seus lucros.
Resposta: As elites criollas e os chapetones temiam que o movimento de independência assumisse as feições revolucionárias, como ocorreu no México e no Haiti. Almejavam ser independentes da Coroa Espanhola, mas, sem perder seus privilégios sobre a população da colônia.
Resposta. os criollos eram os filhos dos colonizadores (chapetones) que viviam na América, sua função era administrar os cabildos, que eram uma espécie de câmara municipal.