Em 1755 foi criada a Capitania de São José do Rio Negro, no atual Amazonas, subordinada ao Grão-Pará. ... Em 1772 a capitania passou a se chamar Grão-Pará e Rio Negro e o Maranhão foi desmembrado.
Os próprios europeus colocaram a Amazônia a margem de seu mundo, transformando sua cultura, seus hábitos, seu meio social, o círculo econômico e sua organização política que foram deixados de lado, construíram-se, uma história através de testemunhos e descrições baseadas nas ideias daqueles que viveram nestes períodos, ...
No encontro das águas deste com o Negro, adentraram o rio para o norte, até o vale do rio Branco, de onde mamelucos e missionários portugueses — primeiro os jesuítas e, depois, os carmelitas — estabeleciam as primeiras ligações até o Orinoco, sem que encontrassem oposição de povoadores ou de autoridades espanholas ( ...
Resposta. Resposta: A ocupação do território pelos portugueses ocorreu principalmente por meio da evangelização dos indígenas e da exploração dos produtos naturais da floresta (as drogas do sertão).
Estima-se que, entre 1870 e 1900, 300 mil nordestinos tenham migrado para região. Os imigrantes eram recrutados para trabalhar nos seringais, mas não tinham direito às terras. Os seringais eram administrados por famílias tradicionais locais, que lidavam diretamente com as exportadoras inglesas instaladas na região.
Era uma tarefa complexa, em meio a terrenos submetidos a chuvas constantes que provocavam um aumento no nível das águas que, por sua vez, arrastavam e deslocavam grandes porções de terra próximas aos cursos dos rios. Por conta disto, a exploração detinha-se no que a floresta oferecia e possibilitava espontaneamente.
Por muito tempo, a região amazônica foi chamada de “inferno verde”. ... Hoje sabe-se que, antes dos europeus chegarem a essas terras, a floresta amazônica tinha cerca de 8 milhões de pessoas, que se concentravam principalmente nas margens de grandes rios, como o Amazonas e o Tapajós.
Grandes ecossistemas como a Floresta Amazônica poderão alcançar ponto sem retorno e desaparecer mais rápido do que se previa , devido a mudanças climáticas, desmatamento e poluição, afirmam cientistas.
Nas últimas décadas, a região da Amazônia vem sofrendo um intenso processo de transformação em seus diversos aspectos. A agropecuária avança ano a ano floresta adentro, junto com a mineração. As inúmeras atividades econômicas em expansão não param de atrair migrantes e projetos de infra-estrutura.
Características