Para este tutorial você vai precisar de 1 Arduino Uno R3, 1 LED, 1 botão, 1 Resistor 10kΩ, 1 Protoboard, 1 Cabo USB - AB e Jumpers premium. Ou você pode utilizar os componentes do Kit Iniciante com Arduino Uno R3. Liga e desliga um LED conectado ao pino digital 13 quando pressionado um botao conectado ao pino 2.
Uma chave push-button funciona como um contato que abre e fecha, sendo assim, uma chave possui dois valores, 0 ou 1, aberto ou fechado. Conectando uma chave a uma porta do Arduino podemos ler o valor 0 ou 1 da chave e assim tomar uma ação, que no caso do nosso exemplo será acionar o LED.
Montagem do circuito: Conecte outro fio jumper ligando a outra perna do botão à linha horizontal positiva da protoboard (onde um fio será ligado para alimentar o circuito com 5V). O próximo passo é conectarmos o led na protoboard. O led usado pode ser de qualquer cor.
digitalWrite(led,HIGH); //Botão pressionado, acende o led. digitalWrite(led,LOW); //Botão não pressionado, apaga o led. Com o programa na IDE do arduino, agora é só compilar e depois fazer o upload.
O botão deve ser montado com dois terminais abaixo da cavidade central da protoboard e os outros dois acima; Vamos conectar o push button com um resistor de 10 kΩ pull-down (resistor conectado no GND). Desta forma, quando o botão estiver pressionado a placa UNO retornará nível lógico alto (HIGH).
Como acender e piscar um LED no Arduino
Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
Criar um circuito para ligar e desligar um led através de um botão de pressão (pushbutton), que se estiver pressionado acende o led, se não apaga o led.
Para fazer o LED piscar no ritmo da música, utilizamos a saída analógica do sensor de som como entrada para o programa. O valor obtido definimos como a intensidade do brilho da fita de LEDs. Dessa forma, o LED não fica totalmente apagado e aumenta o brilho conforme aumenta a intensidade da música.
O segredo para fazer as lâmpadas piscarem é um sistema interruptor que abre e fecha o circuito, ele permite e também interrompe a passagem da corrente. E se uma das lâmpadas queima? Bem, nesse tipo de circuito todas as outras lâmpadas também se apagam, uma vez que todo o circuito é interrompido.
Luzinhas piscando sem parar O melhor é deixar as luzinhas sempre acesas ou em uma programação sequencial, aquela em que conjuntos de luzes acendem-se uns após os outros. Assim, a luminosidade do ambiente permanece constante.
Usando um capacitor, é preciso primeiro acumular carga suficiente para que haja tensão suficiente para acender o LED. Pode ser necessário espremer muitas vezes o sensor para que o capacitor atinja a tensão mínima para acender o LED.
Figura 1 – Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V. O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.
Para ligar os LEDs e evitar que queimem, temos que limitar a corrente, geralmente entre 10 a 30mA (dependendo do LED), e para isso uma resistência é necessária no circuito.
Muitos leitores desejam ligar 50 e até 100 LEDs em série para alimentar pela rede de 110 V ou 220 V. O número máximo está determinado pela queda de tensão em cada um. Por exemplo, se o LED tiver uma tensão de 2,7 V, se dividirmos 110 V por esse número, teremos 40 LEDs.
A regra básica é que os LEDs em série somasse a tensão imposta a eles. Por exemplo 2 LEDs de 3V ligados em série precisam 6V para ligar. Já em paralelo mantém os 3V para ligar ambos.
Pra simplificar, use 2 leds (se for auto brilho de 3V) em série para ligar em 5V (com uma pequena queda no brílho) ...
Em paralelo todos juntos vão consumir a mesma tensão que um, no caso cerca de 3v, e as correntes se somam. Em série as tensões se somam e a corrente consumida é a mesma. Não há vantagem em ligar leds em paralelo. Como é na linha de 12v, você pode ligar 3 ou 4 leds em série, dependendo do led.
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
Quando uma fita de led indicar que seu funcionamento é tensão constante, quer dizer que poderá ser ligado em paralelo. Ligação em paralelo é o que acontece na maioria das instalações elétricas. Por exemplo, nas residências, o par de fios passa pela tomada, pela lâmpada e segue sempre em paralelo para ligar outras.
Como instalar Lâmpada Tubular LED?
Com relação à montagem, basicamente, a maioria das lâmpadas de LED tubulares conta com dois esquemas. Em um, basta conectar a fiação de fase de um dos lados da lâmpada e, do outro, a fiação neutra. No entanto, algumas marcas estabelecem que as duas conexões sejam feitas em apenas um dos soquetes, em um único lado.
Na verdade o processo é muito simples, é só seguir a seguinte ordem:
Segure as alças da fita adesiva e pressione o segmento grudento contra a superfície plana da luz embutida. Torça para desenroscar. Após a fita colar na lâmpada, você terá mais facilidade para soltá-la. Quase todas as lâmpadas usam roscas de parafuso padrão, então gire a lâmpada no sentido anti-horário para soltá-la.
Como instalar Luminária de Sobrepor LED
Para instalar a nova lâmpada, alinhe os dentes com as aberturas de cada lado do bocal. Empurre o tubo diretamente para cima, nos encaixes e depois rode 90º até você sentir ele travando. Você pode dar uma mexida de leve na lâmpada para garantir que ela está bem presa. Repita este processo com a outra lâmpada.
Aprenda como trocar lâmpada fluorescente
Vende-se reator eletrônico para duas lâmpadas fluorescente. A unidade por 37,00 Produto novo.
Lâmpadas fluorescentes Basicamente, o funcionamento desse tipo de lâmpada se dá por um reator, que mantém a corrente elétrica estabilizada e a conduz até um filamento especial que fica no interior da lâmpada e, ao ser aquecido, vaporiza o mercúrio, liberando raios ultravioleta.