Para minimizar os efeitos de retirada de medicamentos como o Venlafaxina, geralmente fazemos um desmame, que constitui numa redução gradual da dose até a suspensão completa da mesma. O tempo de desmame depende da dose que vem sendo empregada.
Geralmente iniciamos o uso pela manhã, após o café da manhã e mantemos em dose única, quando a dose precisa ser fracionada( por conta de efeitos colaterais, por exemplo) a indicação é que se use parte de manhã e parte no horário do almoço ou início da tarde.
De forma geral, a recomendação é que se evite o consumo de álcool durante o suo com medicações como a venlafaxina. Porém, beber pequenas quantidades pode não ser nocivo ao tratamento.
As cápsulas devem ser tomadas inteiras com algum líquido e não devem ser divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas, ou podem ser administradas cuidadosamente abrindo-se a cápsula e espalhando todo o conteúdo em uma colher de purê de maçã.
Venlaxin (cloridrato de venlafaxina) está indicado para o tratamento da depressão, incluindo depressão com ansiedade associada, e para prevenção de recaída e recorrência da depressão.
Prezado(a), Tenha muito cuidado com o uso de qualquer antidepressivo. Pupilas dilatadas são sinal de hiperativação do sistema nervoso autônomico simpático. Pode ser efeito também de medicações com propriedades anticolinérgicas.
Vendexla® (succinato de desvenlafaxina monoidratado) é indicado para tratamento do transtorno depressivo maior (TDM, estado de profunda e persistente infelicidade ou tristeza acompanhado de uma perda completa do interesse pelas atividades diárias normais).
Venlift® OD está indicado para o tratamento da depressão, incluindo depressão com ansiedade associada e, para prevenção de recaída e recorrência da depressão.
Tempo estimado para início da ação terapêutica do medicamento é de 3 a 4 dias.
Como vai? Ambos os medicamentos tem o mesmo princípio ativo... a Venlafaxina. No caso do Venlift OD há ainda um metabólico ativo que deve ser considerado.
A sigla OD significa (Orally Disintegrating) e a sigla XR significa liberação ESTENDIDA. o Venlift OD, apresenta-se em cápsula de liberação prolongada. A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo.
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Insônia, dor de cabeça, tontura, sedação, náusea, boca seca, constipação, hiperidrose (suor excessivo).
VENLAFAXINA 75MG 30 CÁPSULAS (C1) - MEDLEY - GENÉRICO - Ultrafarma.
OD — Orodispersíveis: medicamentos que possuem rápida dissolução na língua (por exemplo, Zomig OD — tratamento para enxaqueca); ODT— Orally Disintegrating Tablet ou Orally Dissolving Tablet: são comprimidos de desintegração oral ou degradados na boca (por exemplo, Razapina ODT — antidepressivo);
CD (Controlled Diffusion): controle da liberação do princípio ativo.
As formas farmacêuticas de liberação modificada (FFLM) são sistemas especialmente desenvolvidos para possibilitar um melhor aproveitamento do fármaco pelo organismo, se comparado aos sistemas convencionais.
Nos últimos anos, o termo liberação modificada tem sido utilizado para descrever formas farmacêuticas que apresentam características de liberação baseadas no tempo, duração e/ou localização, delineadas para alcançar as conveniências e os objetivos terapêuticos não oferecidos pelas formas farmacêuticas convencionais ( ...
Os comprimidos de liberação controlada são formas farmacêuticas que não liberam imediatamente todo o fármaco, fazendo-o de forma gradual e contínua em diferentes tempos e locais.
O revestimento gastro-resistente é uma técnica utilizada na preparação de formas farmacêuticas para que resistam, sem alteração, à ação do suco gástrico devendo, porém, desagregar-se rapidamente no suco intestinal (1).
A libera- ção prolongada pode ser um processo mais lento que os convencionais, ou modulado para manter constan- tes as concentrações dentro dos níveis plasmáticos eficazes, com liberação de concentração definida do fármaco de forma reprodutível (Rabasco, 1997).
A liberação prolongada corresponde a um tipo de liberação modificada de formas farmacêuticas que permite pelo menos uma redução na frequência de dose quando comparada com o medicamento apresentado na forma de liberação imediata.
A liberação prolongada de medicamentos é caracterizada pela liberação do principio ativo aos poucos na corrente sanguínea no sitio de ação especifico, proporciona um período maior no organismo do que o convencional, possuindo diversidade de formas farmacêuticas, a vantagem é na adesão ao tratamento, doses diárias ...
Trata-se de uma versão de medicamentos desenvolvida para transferir, de forma gradativa, o ingrediente ativo com dose única. De tempos em tempos, o fármaco vai sendo liberado e absorvido pela corrente sanguínea, funcionando assim com efeito terapêutico.
Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.
São chamados também de comprimidos revestidos. As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica.
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.