Por Que No Estourar Espinha?

Por que no estourar espinha

Para a maioria das pessoas, é difícil resistir à vontade de estourar uma espinha, ainda mais se ela surgir no nariz. Apesar do desejo, a recomendação de qualquer dermatologista é nunca fazer isso. Agora, médicos alertam para o risco, mesmo que baixo, de meningite em quem espreme uma acne inflamada e com pus na região do rosto conhecida como “triângulo da morte”.

Após a fala do médico Arias, muitos usuários “brincam” que são sobreviventes e soldados, e que ainda que continuam de pé, apesar de terem estourado espinhas no nariz, na área de comentários. Afinal, é relativamente comum fazer isso, mas é altamente incomum conhecer o caso de alguém que teve meningite por esse motivo.

Na palma da mão

Além disso, é importante ter uma alimentação rica em ômega 3, zinco e antioxidantes, como salmão, sementes de girassol, frutas e legumes, pois são ricos em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação da pele.

O que fazer: evitar se expor demais ao sol, preferindo horários de menor incidência de radiação UV, como antes das 10h ou após às 16h. Além de sempre passar protetor solar, como no mínimo FPS 30, adequado ao tipo de pele.

Conheça a folha capaz de limpar os rins, eliminar ácido úrico e regular a pressão arterial

Conheça a folha capaz de limpar os rins, eliminar ácido úrico e regular a pressão arterial

Consumir alimentos inflamatórios para a pele, como leite, doces, carboidratos e frituras, podem aumentar o risco de ter espinhas, já que estimulam a inflamação da pele e o surgimento de cravos e espinhas.

Além disso, caso seja necessário, o ginecologista pode indicar a terapia de reposição hormonal. Saiba como é feita e quando é indicada a terapia de reposição hormonal.   

É um daqueles erros tão clássicos do skincare que todos nós já fizemos: não, não é tomar banho quente. Ah, e nem dormir de maquiagem (embora todo mundo já tenha feito um ou outro, ou os dois). É espremer espinha mesmo. A gente sabe que é errado, que não pode, que marca a pele, mas pode falar: você nunca espremeu uma espinha?

ops! sua sacola ainda está vazia

vem cá descobrir nossas fórmulas e escolher a sua.

Para Alok Vij, dermatologista da Cleveland Clinic, nos EUA, o risco de desenvolver meningite é mesmo real após espremer uma espinha. “Felizmente, é relativamente improvável”, acrescenta o médico, sendo mais realista. Inclusive, mesmo problema pode ocorrer em pessoas que colocam piercings no nariz.

O que fazer: é importante manter a pele limpa, lavando pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e à noite, ou usar produtos tópicos receitados pelo dermatologista. Além disso, em alguns casos, o ginecologista pode indicar o uso de anticoncepcionais para acne, como a drospirenona ou o dienogeste, por exemplo. Veja os principais anticoncepcionais para acne.  

Entenda o risco de espremer espinhas

Entenda o risco de espremer espinhas

Não precisa ficar apavorado: a Dra. Juliana deixa claro que estes não são eventos comuns - na verdade, são bem raros -, mas é importante sempre sabermos do risco que uma espinha não tratada tem.

As espinhas podem ser causadas por fatores genéticos, uso de produtos oleosos na pele, exposição excessiva ao sol ou alterações hormonais que ocorrem na adolescência, gravidez ou TPM, por exemplo.

Todo mundo já ouviu falar que espremer espinha é ruim. Mas por quê? Aqui você entende não só isso mas por quê é importante agir logo.

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Se a espinha estiver incomodando muito, o dermatologista recomenda que, em primeiro lugar, a pessoa faça uma compressa de água quente na região, por um período de 10 a 15 minutos. “Isso ajuda a atrair o pus para a superfície e pode acelerar o processo de cicatrização”, afirma Vij.

A espinha interna pode ocorrer, principalmente, nos períodos em que há maior alteração hormonal, como na gravidez ou menopausa, porém são mais frequentes durante a puberdade, em que há o aumento da produção do sebo e, consequentemente, o aumento das espinhas.

A síndrome dos ovários policísticos é a disfunção hormonal mais comum em mulheres, relacionada ao aumento do hormônio testosterona, que estimula a produção de óleo pela pele, deixando-a mais tendenciosa à produção de acne.

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados. 

O que fazer

Para o especialista, as infecções potencialmente fatais ocorrem pelo fato do nervo facial — que está localizado na área do triângulo — se conectar ao seio cavernoso, ou seja, o sistema de veias que está conectado ao cérebro.

You must be logged in to post a comment Login

Menina de 3 anos tem visões e revela que viu Deus. E ninguém acredita até ver seu desenho

Menina de 3 anos tem visões e revela que viu Deus. E ninguém acredita até ver seu desenho

É também indicado fazer uma alimentação pobre em alimentos açucarados ou gordurosos, como chocolate, amendoim, leite, pois aumentam a irritação das glândulas sebáceas responsáveis pelo surgimento da acne. 

O que fazer: o tratamento da síndrome dos ovários policísticos é feito pelo ginecologista e envolve o uso de pílulas anticoncepcionais, espironolactona, clomifeno, letrozol ou gonadotropinas, por exemplo, de acordo com os sintomas apresentados. Veja todas as opções de tratamento para a síndrome dos ovários policísticos.

O que fazer para desinchar espinha estourada?

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

É melhor espremer a espinha ou deixar?

“O ideal é não espremer, porque além de não a fazer desaparecer, ela pode piorar. Ao espremer a espinha acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando uma ferida aberta, isso é um grande convite para a entrada de bactérias nessa área”, explica.

O que acontece se você espremer uma espinha?

Se você espremer a lesão e a pele não estiver limpa, as bactérias que ficam embaixo da unha podem entrar na lesão, formando um cisto. Dependendo do grau da infecção, pode ser necessária a intervenção de remédios, como antibióticos orais.

O que ajuda a cicatrizar espinha?

"A argila, especialmente verde ou branca, é um ótimo secativo". Ou seja: use a sua máscara de argila pontualmente na espinha para acelerar a cicatrização. Mas se o caso for mais grave do que uma única e indesejada espinha... "O dermatologista pode, no consultório, infiltrar corticóide na acne.

O que fazer para tirar casquinha de espinha?

Para aquela espinha em que se vê um pontinho amarelo, uma dica é fazer uma compressa com gaze e chá verde morno na lesão por alguns minutos, 3 vezes ao dia, para facilitar com que a própria espinha drene naturalmente mais rápido.

Como tirar manchas de espinhas o mais rápido possível?

Como tirar manchas de espinhas do rosto
  1. Fazer esfoliação e hidratação diária da pele. ...
  2. Usar produtos despigmentantes ou clareadores da pele. ...
  3. Realizar tratamentos estéticos. ...
  4. Manter cuidados diários essenciais.

Como curar feridas de espinhas no rosto?

Para aquela espinha em que se vê um pontinho amarelo, uma dica é fazer uma compressa com gaze e chá verde morno na lesão por alguns minutos, 3 vezes ao dia, para facilitar com que a própria espinha drene naturalmente mais rápido.

Como curar ferida com remédio caseiro?

Um excelente remédio caseiro para feridas é aplicar um pouquinho do gel da babosa diretamente na ferida porque a babosa possui propriedade cicatrizante que ajuda a formação da "casquinha" que ajuda a restabelecer a uniformidade da pele.

Qual a maneira correta de espremer uma espinha?

Ferva um pouco de água e coloque em uma bacia, fazendo com que a região da espinha interna fique próxima ao vapor. O método faz com que os poros sejam abertos e a espinha vá saindo aos poucos. Além disso, é muito eficaz para a eliminação de cravos.

O que fazer quando a espinha estoura sozinha?

Se você não aguentou esperá-la sumir sozinha e acabou espremendo a espinha, o mais importante é evitar que o local inflame. Por isso, logo que espremer você deve lavar o local com um sabonete suave e adequado para o seu tipo de pele.

O que é melhor espremer espinha ou deixar?

“O ideal é não espremer, porque além de não a fazer desaparecer, ela pode piorar. Ao espremer a espinha acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando uma ferida aberta, isso é um grande convite para a entrada de bactérias nessa área”, explica.