Existem diferentes atividades para ajudar uma criança a desenvolver sua inteligência naturalista, que podem ser agrupadas em:
As Inteligências Predominantes:
9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho
Quais são os 9 tipos de inteligência?
Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática
A TEORIA DE GARDNER DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
Em 1983, o psicólogo do desenvolvimento americano Howard Gardner descreveu nove tipos de inteligência: Naturalista (inteligência de natureza); Musical (inteligência de som); Lógico-matemática (inteligência de números e raciocínio);
As oito inteligências propostas são a linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista.
São elas: espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal, naturalística e musical. Ele sugere que o ser humano dispõe de graus variados de cada uma dessas inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar coisas novas.
Inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes, tais como em termos da capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.
Na década de 1980, o psicólogo Howard Gardner concluiu em seus estudos que haviam 7 tipos de inteligência. Eram eles: linguístico, lógico-matemático, intrapessoal, interpessoal, corporal-sinestésico, espacial e musical.
As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
A teoria das inteligências múltiplas defende a ideia de que a inteligência não deve ser vista como uma só dimensão, e sim como algo que contempla uma série de áreas diferentes. Conhecer essa teoria é importante para os gestores buscarem conhecer as potencialidades dos seus funcionários.
A inteligência verbal, lingüística ou cognitiva é estruturada mentalmente através do diálogo, da leitura e do raciocínio. ... Estas capacidades, de modo retroativo, estão em constante processo de reciclagem e re-elaboração pelo processo lingüístico. A linguagem melhora o cérebro e o cérebro aprimora a linguagem.
Envolve também os diferentes domínios ou níveis da palavra: morfológico, sintático e semântico. A Inteligência Linguística também pode ser descrita como a habilidade de lidar de maneira formal e criativa com as palavras, em diferentes situações orais ou escritas.
Gardner classificou sete categorias de inteligência, sinteticamente elencadas a saber: Inteligência verbal-linguística: capacidade em lidar com as palavras (oralmente ou por escrito). ... Inteligência interpessoal: habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros e valorização das interações sociais.
É uma capacidade que pode ser medida por meio dos Testes de Quociente de Inteligência (QI) pelos quais o que se mede são as capacidades linguísticas e lógico-matemáticas. ...
A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim, apresentando diferentes inteligências.
A inteligência interpessoal reflete a capacidade de reconhecer e entender os sentimentos, motivações, desejos e intenções de outras pessoas. Diz respeito à capacidade de se relacionar com os outros, e o estilo de aprendizado ligado a esse tipo de inteligência envolve contato humano, trabalho em equipe e comunicação.
No sentido popular, a inteligência é muitas vezes definida como a habilidade mental geral para aprender e aplicar conhecimento para manipular seu ambiente, bem como a capacidade de raciocinar e ter pensamento abstrato.
No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.
Sabedoria pode ainda ser definida como a qualidade de quem tem prudência, sensatez e moderação. O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.