A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.
substantivo masculino Lado oposto ao lado principal; revirado: o reverso da moeda. O que se opõe, é contrário; revés.
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. ... De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.
Agilização dos processos Um sistema de logística que atua de modo integrado em vários setores permite que a empresa tenha agilidade nos diversos processos operacionais. ... Simultaneamente, é possível observar os processos, evitando divergência de dados ou erros de comunicação.
A logística integrada viabiliza que sejam proporcionados preços adequados e atendimento aos clientes, uma vez que são reduzidos os custos dentro do negócio — conforme aumentam a produtividade e a eficiência na realização dos processos (e maior eficiência quer dizer prazos de entrega cumpridos de forma ágil).
6 principais benefícios da logística integrada para seu negócio
Os benefícios da integração entre contabilidade e logística Afinal, ela lida com questões que são diretamente ligadas à lucratividade da empresa, como a apuração de tributos, podendo ser possível pagar menos impostos em sua empresa, tudo dentro dos limites legais.
O dimensionamento de estoque deve ser coerente com a previsão das vendas. Produtos em excesso no estoque correm o risco de ficar obsoletos, o que trará um grande prejuízo para a empresa, que já pagou por um material que não será mais vendido ou terá sua saída sem margem, ou pior, com margem negativa.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos.
A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, do armazenamento e do transporte do produto do ponto de origem ao de chegada; O supply chain está mais associado à visão estratégica e integral dos processos logísticos.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
Supply chain é um termo em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”. Ele se refere aos processos e aos diversos caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.