Luminosidade e Regas A espécie gosta de ficar exposta ao sol pleno. Por isso, posicione o vaso ou faça a cova em locais que que recebam bastante luz durante o dia. Ela não tolera climas frios ou geadas. A rega do jasmim-manga é moderada, ou seja, pode ser realizada cerca de três vezes por semana.
Manutenção do Jasmim-manga Durante todo o ano devemos fazer aquela pode de manutenção removendo galhos indesejados e secos. Mas cuidado para não exagerar, pois as folhas nascem nas extremidades dos galhos. Uma poda mal calculada pode deixar o Jasmim-manga sem florescer na primavera/verão.
DOENÇAS: O fungo Coleosporium plumeriae de coloração alaranjada, conhecido popularmente como “ferrugem”, encontra facilidade de propagação com a umidade. Pode ser eliminado com aplicação de fungicidas, corte de folhas e ramos infectados e queima dos mesmos.
Jasmim Manga (Plumeria rubra): Descrição Os ramos são frágeis e tortuosos. As folhas são ovais, grandes e coriáceas. As flores são tubulares, reunidas em inflorescência grande. Floresce do final da primavera até o verão.
Se você acha que é cedo ainda para fazer o replantio (faz menos de dois anos que a jasmim foi plantado), uma adubação própria para florescimento pode dar conta do recado. Aplique húmus de minhoca com farinha de ossos ou NPK na proporção indicada pelo fabricante e regue bem em seguida.
Se preferir usar adubo mineral utilize NPK 4-14-8, cerca de 10 colheres na cova.
O jasmim-manga é muito tolerante à pode e pode ser reduzida a um tronco de 30 cm sem que se prejudique por isso. Sinta-se à vontade para cortar qualquer galho que esteja no caminho ou que considere estranho. A única forma de prejudicar a planta com a pode é fazendo um corte rente ao chão.
Quer uma muda de jasmim manga? Escolha uma árvore bem bonita e saudável, escolha um galho da extremidade da planta de uns quarenta centímetros aproximadamente. Deixe este galho descansando por vinte e quatro horas, veja no exemplo abaixo onde cortar para fazer a sua muda.
Faça a poda das raízes ao trocar o vaso do seu jasmim.
Faça a poda das suas gardênias logo após a época de floração e sempre utilize uma tesoura de poda bem afiada. O primeiro passo é remover as folhas e flores mortas para cuidar da saúde do seu arbusto de gardênia; depois disso, você deverá cortar os galhos em excesso para manter a forma natural da planta.
Aplique na projeção da copa, nunca junto ao caule. Seus galhos são muito frágeis e se quebram com muita facilidade. Podas de formação após a florada e podas de limpeza removendo galhos e flores secas em qualquer época.
Regue o jasmim semanalmente. Utilize uma mangueira ou um regador para manter o solo úmido e a planta hidratada. Regue-a uma vez por semana ou sempre que o solo estiver seco, dependendo do clima. Se não tiver certeza se deve regar a planta, afunde metade do dedo no solo; se estiver seco, regue o jasmim.
Entre as espécies mais populares de jasmim, destacam-se:
A dama-da-noite, também conhecida por jasmim-da-noite é uma planta perfumada para jardim. Por possuir uma forte fragrância, deve ser cultivada em vasos ou pomares longe de quartos e janelas, evitando o contato com pessoas sensíveis e crianças. O perfume da dama-da-noite é um dos mais fortes dentre o mundo das plantas.
O jasmim-verdadeiro ou jasmim-dos-poetas (Jasminum officinale), é uma trepadeira delicada, pertencente à família das oleáceas, a mesma da oliveira e do lilás. A flor dessa planta é bastante popular. Classificação botânica da flor de jasmim: Reino Plantae.
Pegue um galho do jasmim para fazer uma muda (o ideal é um galho grosso, velho). É preciso tirar os brotos e as folhas para que eles não roubem a força da mudinha que vai germinar. A fase seguinte é plantar esse galho na terra. O segredo é regar a muda todos os dias com o tempo seco.
Para fazer muda desta planta podemos usar as sementes, colocando em caixotes com terra misturada com areia, mantendo protegido por saco plástico até a emergência. Quando as mudinhas estiverem em tamanho suficiente para serem manuseadas poderão ser transplantadas para sacos de cultivo.
Para fazer mudas do jasmim-amarelo é mais conveniente esperar o término de sua floração. Retirar ramos e cortar em estacas de 15 a 20 cm, retirando as folhas de base. Enterrar em substrato leve e poroso, como casca de arroz carbonizada e terra de canteiro, vermiculita, areia e terra de canteiro misturadas.
Em estudos realizados pela Embrapa Semiárido, o enraizamento da goiabeira vem sendo realizado com sucesso com a adição de solução de AIB na dosagem de 1.