Conjugação pronominal
Fiquei contente quando entraste....ficar.
Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for). ...
Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. ... ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Significado de Ficar verbo predicativo, transitivo indireto e intransitivo Permanecer, alojar-se, continuar em um lugar: ficava sempre em casa; fiquei uma semana no hospital; ficamos ali.
De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.
substantivo masculino e feminino Pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso; ignorante.
2 localizar-se, situar-se, estar, encontrar-se, achar-se. Exemplo: A sede do governo do Distrito Federal vai ficar para sempre em Brasília. Alojar-se num lugar específico: 3 alojar-se, hospedar-se, albergar-se, pernoitar, recolher, abrigar, acampar.
28 antônimos de ficar para 6 sentidos da palavra. O contrário de ficar é: 1. ir, descampar, afastar-se, retirar-se.
Que está em contato com; colocado ao lado de; contíguo. Que se completa com outros; reunido: sempre estiveram juntos. [Popular] Que vive com alguém sem estar casado com esta pessoa.
3 banda, bloco, companhia, coro. Exemplo: Sou a maior fã deste conjunto, vou a todos os concertos. Traje com peças combinadas: 4 terno, tailleur, traje, costume, saia e casaco.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
É, de facto, incorrecta tal maneira de dizer, embora corrente. O correcto é «a gente está junta», se preferir «(nós) estamos juntos». A gente leva sempre para o feminino do singular o adjectivo que se refere à locução, p.
o correto é ficarem, pois é possível subtender o sujeito "eles" na oração.
A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.
Ambas são formas conjugadas do verbo ficar. A principal dúvida na utilização desses dois verbos ocorre no imperativo. Fica está conjugado na 2. ª pessoa do singular do imperativo, devendo ser usado com o pronome tu.
Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. ... O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Quando o sujeito é composto, apresentando dois ou mais núcleos, o verbo deverá ser apresentado no plural. Exemplos de concordância com sujeito composto: Ela e ele são namorados. Paula e Andreia estudaram no mesmo colégio.
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.
Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal. Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural.
Em geral, concordância é ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase; neste contexto, pode ser entendida como "se refere de forma correta". ... Concordância verbal é a flexão do verbo em conformidade ao número e pessoa do sujeito da oração.
Para que serve a concordância? ... Concordar adequadamente o sujeito com o verbo ou adjetivo com o nome pode tornar o texto mais preciso, sem ambiguidades, mas o principal valor da concordância é social. Socialmente, existe uma norma de prestígio, que é a norma culta.
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.