Inspirado pelo sinal da Cruz e popularmente conhecido ao de um avião, Lúcio Costa criou o projeto da capital federal para ser comparada a uma borboleta. O nome Plano Piloto, originalmente atribuído ao projeto urbanístico da cidade, passou a designar toda a área construída.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
Oscar Niemeyer
Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista. ... Ainda em 1929 conhece a Casa Modernista de São Paulo, do arquiteto russo-brasileiro, Gregori Warchavchik.
Resposta. a) Oscar Niemeyer foi o arquiteto que idealizou as obras representadas nas imagens. Oscar Niemeyer foi um dos mais importantes arquitetos do Brasil, tendo fundamental importância no desenvolvimento do estilo moderno de arquitetura.
Administração da obra – o arquiteto é contratado como o fiscalizador da construção ficando responsável por fiscalizar a qualidade da obra, dos serviços e dos materiais; resolver problemas que ocorram durante a execução, acompanhar o andamento e o cumprimento do cronograma.
De acordo com o cartógrafo, o formato da capital foi projetado para lembrar uma borboleta. A confusão incomodava e tirava o sono do arquiteto Lucio Costa, jura Lassance: “O Lucio se irritava copiosamente quando falavam que o Plano tinha formato de avião”.
Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, sua inovação fez com que ela fosse a única cidade do país a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Um dos grandes enigmas, porém, é por que Brasília tem formato de avião.
O objetivo do arquiteto era formar dois grandes eixos de deslocamento dentro da cidade: o "eixão", que seria o corpo do avião, e suas asas, sul e norte. Porém, segundo o próprio arquiteto, a intenção era que a cidade tivesse um formato de cruz, lembrando o movimento do sinal da cruz que religiosos fazem.
5.
5.
O Distrito Federal não é um Estado nem possuí municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites), exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.
Inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília tem, atualmente, incluindo o conjunto das suas regiões administrativas – que formam o Distrito Federal – uma população estimada em 2,6 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e ...
Brasília, 61 anos: Praça do Cruzeiro testemunhou 31 fatos históricos e nasceu antes mesmo da capital.
O indicador reflete que morar em Brasília traz diversas vantagens. Dentre seus múltiplos atributos, há o alto nível da infraestrutura de serviços, a segurança bem acima da média dos estados brasileiros, a modernidade da cidade e a integração com a natureza.
61 anos