"Visão frontal é quando vemos alguma coisa de frente. Visão oblíqua é quando vemos de cima e de lado. Visão vertical é quando vemos de cima."
Trata-se de uma condição chamada de hipotensão ortostática inicial, que leva a que a pessoa sinta tonturas e fique até com a visão turva ao mudar repentinamente de postura, mais concretamente, ao colocar-se de pé depois de estar sentada ou deitada.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
A visão turva ou embaçada é um sintoma relativamente comum, especialmente em pessoas que têm algum problema de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo. Nesses casos, geralmente indica que pode ser necessário corrigir o grau dos óculos e, por isso, é importante marcar uma consulta no oftalmologista.
É bastante comum a visão embaçada estar associada aos problemas de visão relacionados aos erros de refração, ou seja, as famosas hipermetropia, miopia e astigmatismo. Apesar das particularidades de cada problema de visão, para todas essas condições, geralmente, a solução é simples com o uso de lentes corretivas.
Ela pode ser causada por uma queda na pressão sanguínea. Quando estamos deitados, nossas células diminuem o consumo de oxigênio e de nutrientes. Ao nos levantarmos, a demanda da circulação aumenta e o organismo leva alguns segundos para compensar a mudança.
Causas. Tontura ou sensação de desmaio iminente ao se levantar ocorre como consequência de uma regulação anormal da pressão arterial. Normalmente, quando as pessoas estão em pé, a gravidade faz com que o sangue fique acumulado nas veias das pernas e do tronco.
A condição mais comum ocorre quando saímos rapidamente de uma posição sentada ou deitada, a chamada hipotensão ortostática. Normalmente, ela acontece pois, por conta da gravidade, o sangue tende a se acumular nas pernas.
Levantar rápido quando se está deitado por muito tempo, dormindo, pode até gerar queda temporária de pressão e, eventualmente, gerar tontura e desmaio. Mas isso é o máximo, e está muito longe do que essa mensagem está reportando."