► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 30 a 40 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. ► Passar a sonda através de uma das narinas solicitar ao paciente que auxilie (quando possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe.
- Colocar o estetoscópio no abdome e injetar 20 cc de ar. Se escutar o ruído, esta no local certo; - Aspirar com a seringa o conteúdo gástrico; - Colocar a extremidade da sonda em uma cuba com água, se borbulhar a sonda está no local errado (pulmão).
Após análise, consideramos viável o enfermeiro introduzir a sonda nasogástrica no domíclio e iniciar a dieta após realizar os testes: a ausculta e fazer o teste da aspiração gástrica, pois estes testes permitem certificar-se do posicionamento da SNG.
Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia.
► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 3 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe. Pode haver náuseas e vômitos, portanto deixe-o repousar alguns minutos.
Para evitar este problema: injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, observar os cuidados com a administração de medicamentos; em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo ...