Biologia
Chamamos de agentes dispersores de sementes aqueles capazes de espalhá-las por várias áreas, o que garante uma maior distribuição espacial e, até mesmo, a sobrevivência das espécies vegetais, uma vez que a proximidade com a planta-mãe pode levar à competição.
A dispersão por meio de fatores abióticos (abertura, queda de frutos, chuvas, ventos e rios, por exemplo) ocorre em menor quantidade, mas também tem uma grande importância para a natureza. Quando chove ou venta muito, frutos e sementes são carregados para áreas diferentes de sua origem.
Na Natureza, determinados indivíduos deslocam-se de uns locais para outros, modificando constantemente a distribuição da população. ... Nos animais a dispersão é geralmente ativa, deslocando-se os indivíduos coletivamente pela marcha, pelo voo e pela natação.
Vicariância. ... A diferença principal entre hipóteses de vicariância e de dispersão está na relação entre a idade dos grupos e das barreiras que os limitam. A vicariância prediz que os grupos em duas (ou mais) áreas e as barreiras entre eles têm a mesma idade.
1. Acto ou efeito de dispersar. 2. Separação (de pessoas ou coisas) para diferentes partes.
O substantivo se refere ao efeito que se produz quando vários elementos se separam de sua origem ou do seu núcleo e se expandem no espaço ou no tempo. Seu antônimo que melhor o define é a concentração, aquela se acumula em um só lugar ou tempo.
A dispersão é um fenómeno inerente a um disparo efetuado por uma arma de fogo de alma lisa, utilizando munições de projéteis múltiplos. A desagregação dos projéteis no momento que abandonam o cano da arma é facilmente observada através da análise de uma chumbada.
As medidas de dispersão são amplitude, desvio, variância e desvio padrão e são usadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à média.
Como calcular desvio padrão no Excel
Serve para calcular uma figura estatística que indica o valor que mais se repete numa amostra. Um detalhe: No Excel, em vez de usar o nome correto, "moda", usa-se a função "Modo". A sintaxe que usamos no nosso exemplo foi =MODO(B6:B17) e a sintaxe geral da função é =MODO(núm 1; [núm 2]...)
Para calcular a moda de um conjunto de dados só é preciso observar os dados que aparecem com maior frequência no conjunto. A moda para esse conjunto é: Mo = 2. É o número que aparece o maior número de vezes. Neste exemplo, a moda é: Mo = 2 ou 21.
Calcular a Variação Percentual no Excel.
Assim, podemos definir a variação percentual como sendo:
O cálculo para chegar a este número foi o seguinte: Rentabilidade Acumulada = [Valor Final da Carteira (10.
O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.