Por ser um polígono, o triângulo possui perímetro (soma das medidas dos lados) e área. No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
No triângulo isósceles o lado cuja medida é diferente da dos outros é denominado base. Os dois ângulos adjacentes à base são os dois ângulos congruentes. Ou seja, um ângulo da base de um triângulo isóceles é metade do suplemento do ângulo não-adjacente à base.
No triângulo isósceles os ângulos da base tem medidas iguais; A altura do triângulo isósceles tem a mesma medida da bissetriz do ângulo oposto a base.
Os ângulos são iguais por que os lados são iguais. O valor deles é 60 graus por que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus.
Se um triângulo possui dois lados congruentes, ele também tem os dois ângulos da base congruentes. Logo, esse é um triângulo isósceles; Se um triângulo possui dois ângulos congruentes, os dois lados opostos a esses ângulos são congruentes.
Quais são as medidas dos segmentos AB e AC do triângulo seguinte? a) 36 e 16.
A soma dos lados de um quadrado é 360. Sendo assim, cada ângulo interno corresponde a 90. Resumindo: são congruentes.
Classificação de ângulos Ângulo agudo: ângulo com medida menor que 90º (0° < α < 90°). Ângulo reto: ângulo com medida igual a 90º. Ângulo obtuso: ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°). Ângulo raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
As medidas dos ângulos internos de um quadrilátero são expressas por x + 12 graus x + 32 graus x + 40 graus e x + 8.
As medidas dos ângulos internos no quadrilátero abaixo são : X+20° X+10°