A ETo representa o consumo hídrico de referência para a região, sendo utilizado para o cálculo da necessidade de água de todas as culturas....Valores calculados:
A evapotranspiração de referência (ETo), originalmente introduzida sob o termo evapotranspiração potencial (ETp), é um importante parâmetro agrometeorológico, principalmente para planejamento e manejo de irrigação, mas, também, é considerada elemento climático de demanda hídrica, daí sua aplicação em estudos ...
A evapotranspiração de referência (ETo), que o aplicativo estima, deve ser, depois, multiplicada pelo coeficiente de cultura (Kc) – que depende da espécie cultivada e da fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para obter a evapotranspiração da cultura (ETc).
Evapotranspiração real (ETR): quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, nas condições reais (existentes) de fatores atmosféricos e umidade do solo. A evapotranspiração real é igual ou menor que a evapotranspiração potencial (ETR < ETP).
Uma das maneiras de se determinar a Evapotranspiração Potencial é a partir da Evaporação Potencial, utilizando um coeficiente kp que particulariza o tipo de solo, ventos, entre outros. Como se verá adiante, esta última é mais fácil de ser determinada, utilizando-se por exemplo, tanques apenas com água.
O termo evapotranspiração é empregado para exprimir a transferência de vapor d'água para a atmosfera proveniente dos vegetais e dos amimais. ... Um milímetro de evaporação, ou de evapotranspiração, equivale à transferência para a atmosfera de um litro de água para cada metro quadrado da projeção da superfície evaporante.
Reichardt (1990) define a evapotranspiração máxima (ETm) como a máxima perda de água que certa cultura sofre em dado estádio de desenvolvimento, quando não existe restrição de água no solo. Ele afirma, também, que a evapotranspiração real (ETr), é a que de fato ocorre.
EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE OÁSIS: é a evapotranspiração de uma área vegetada úmida (irrigada) que é circundada por uma extensa área seca, de onde provém energia por advecção (calor sensível, H´), a qual aumenta a quantidade de energia disponível para a ETP. resistência à seca) e da área foliar.
O coeficiente de cultura (Kc) é obtido pela relação entre a ETc em condições potenciais e a evapotranspiração de referência (ETo). Através desse coeficiente, e conhecendo-se a ETo de um pomar de mangueiras, pode-se estimar a ETc, e assim determinar a lâmina de irrigação a ser aplicada.
Esse coeficiente de ajuste é determinado pela relação: Kc = (ETc /ETo) (1) Os valores de Kc variam com a cultura e com seu estádio de desenvolvimento, sendo apresentado em tabelas por Doorenbos e Pruitt (1977) e descrito para diferentes culturas por Doorenbos e Kassam (1994).
Os valores de Kc são determinados experimentalmente e variam entre as fases fenológicas da cultura devido às diferenças de altura, diâmetro de copa e área foliar.
Sondaterra - Tanque Classe A. O Tanque Classe A é utilizado na medição direta da evaporação. Pode ser construído com tanque em chapa de aço inoxidável ou galvanizado. As medidas de diâmetro e altura respeitam aos padrões internacionais.
Um dos fatores mais importantes que o influencia é a perda de água. Ela ocorre tanto por sucção pela base quanto por evaporação para o meio ambiente. Esta perda de água diminui progressivamente a resistência de aderência do revestimento cerâmico.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação. ... Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento.
Vaporização é a transformação física de um líquido em um gás. ... Vaporização é o nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o estado gasoso. ... De acordo com a definição IUPAC, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido iguala-se à pressão da atmosfera à qual encontra-se submetido.