“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
A partir das 33 semanas, a diferença em relação aos bebés nascidos na data prevista é muito pouca. O risco de complicações graves ou danos permanentes devido ao parto prematuro diminui continuamente a partir das 28 semanas.
Parto prematuro entre a 33ª e a 36ª semana Apesar disso, os bebês que nascem nestas condições apresentam risco um pouco maior de paralisia cerebral leve, além de atraso no desenvolvimento ou relacionados ao aprendizado escolar.
O bebê com 34 semanas de gestação, ou 8 meses de gravidez, já está bastante desenvolvido. Nesta fase, caso ocorra um parto prematuro, existe mais de 90% de chance dos bebês sobreviverem sem grandes problemas de saúde.
Por isso, a mãe tem sintomas próprios do parto, como se fosse uma espécie de treino para o grande dia. É comum ficar bem inchada, sentir algumas dores, contrações, falta de ar, enjoos e náuseas. É possível também que a mulher sinta dormência, principalmente na região das pernas.
A bolsa rompeu Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.