George Stephenson
13 de fevereiro de 1804
A PRIMEIRA FERROVIA DO BRASIL O Barão de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes, nasceu de família humilde, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul. Em 1845, à frente de ousado empreendimento construiu os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, iniciando a indústria naval brasileira.
Estrada de Ferro Mauá
A ferrovia é obra de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. O traçado original, com 14,5 quilômetros, ligava Inhomirim, base da Região Serrana do Rio, à Baía de Guanabara. A linha foi criada para levar o café produzido no Vale do Paraíba ao cais de Magé e, de lá, de barco ao porto do Rio de Janeiro.
O Barão de Mauá (1813-1889) foi o responsável pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil, no estado do Rio de janeiro, por meio de sua empresa chamada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro. A Estrada de Rodagem União e Indústria, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de junho de 1861.
1845
Liverpool and Manchester Railway
1830
Inglaterra
O surgimento do transporte ferroviário esteve estritamente ligado à Revolução Industrial (século XVIII e XIX), sendo este um dos principais inventos daquela época, juntamente com a máquina de tear movida a vapor. O meio de transporte emergiu na Europa, mais precisamente, na Inglaterra, no século XIX.
A história das ferrovias começa no Brasil em 1854 com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá, inaugurada por Dom Pedro II, mas concebida graças à genialidade de Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá). ... A Estrada de Ferro Mauá trouxe integração entre o transporte aquaviário e o ferroviário.
Transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc.
As ferrovias transportam cargas que em sua maioria são matéria-prima para aparatos básicos da sobrevivência humana. Por isso, elas têm forte participação tanto na economia nacional quanto mundial, consequentemente tornando o mercado brasileiro mais competitivo.
É um meio de transporte mais econômico que o privado; Menor ocupação do espaço urbano; Facilita a mobilidade do trânsito dentro das cidades; Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades.
Lista das vantagens de viajar de ônibus
– É um meio de transporte mais econômico que o privado; – Menor ocupação do espaço urbano; – Facilita a mobilidade do trânsito dentro das cidades; – Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades.