Uma boa sugestão para afastar esse barulho da obra e dos vizinhos é colocá-la em um lugar em que ela incomode menos. Além disso, você pode colocar uma borracha por dentro dela, que ajuda a diminuir o ruído. O bate-estacas, equipamento usado na fase de fundação, é outro problema sério de barulho em obras.
Os tampões e protetores de ouvido conseguem reduzir o ruído em 15 a 30 dBA, e os especialistas recomendam usá-los em ambientes com sons acima de 85 dBA. No caso de ruídos acima de 140 dBA, quando não há como se afastar, a indicação é para que os dois tipos de proteção sejam usados simultaneamente.
Soluções práticas para abafar o barulho dos vizinhos e da rua
Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto. Isso ajuda no conforto acústico, pois o som ecoa menos. É possível isolar o chão do quarto com carpete ou colocar um tapete grande, por exemplo.
Improvisando com papel higiênico. Pegue um pouco de papel higiênico. Você precisará de dois pedaços secos de papel, amassados como duas bolinhas. Os chumaços devem ser grandes o suficiente para preencher o canal auditivo, mas sem apertar.
Tabela de Comparação dos Melhores Protetores Auriculares de Espuma
Olá! Para pacientes com perfuração timpânica, proteger seus ouvidos da água é um cuidado importante para evitar infecções e secreção. Para isso, pode sim utilizar um algodão grande que cubra toda a concha da orelha, evitando que entre no conduto auditivo e não consiga ser removido.
“Tapar os ouvidos com as mãos ou colocar apenas algodão no canal não costuma ser suficiente para diminuir o impacto do som aos ouvidos”, alerta Sanchez. Segundo a otorrinolaringologista, também é importante fazer intervalos para descansar os ouvidos por 10 minutos a cada uma hora de barulho.
Como usar o protetor auricular?
Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida. Nenhum tipo de substância deve ser instilada nos ouvidos sem orientação médica, pois podem piorar o quadro.
Onde entra ar, entra som. Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns.
Sabe-se que a misofonia é uma doença neurológica, sendo que a irritação que os sons podem causar está no fato de que os estímulos auditivos são confundidos dentro do sistema nervoso central.
A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som. Fica a dica!
4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos