O mesmo tentou se matar no labirinto, escalando um dos muros e pulando. Há uma cena deletada onde Newt diz a Thomas sobre sua tentativa de suicídio. Seu grande sonho era que tudo aquilo acabasse e pudesse viver como vivia antes, com a sua irmã, um cachorro e um melhor amigo, antes de ser levado pelo CRUEL.
SINOPSE: Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.
Foram muitas, muitas mudanças, mas que nem chegam perto da continuação. Em Correr ou Morrer, Teresa e Thommas não se falam telepaticamente e a forma com que eles encontraram a saída para o labirinto foi encurtada. Essas mudanças não só prejudicaram o primeiro filme, mas como poderão prejudicar os próximos.
FINAL DO FILME (ESTENDIDO): Após uma tentativa frustrada de resgatar Minho (Ki Hong Lee), um rapaz oriental que é grande amigo de Thomas, que foi capturado para desenvolver o soro que vai deter o vírus, Thomas e seus amigos decidem invadir a C.R.U.E.L. para libertá-lo. Para isso, sequestram a namorada de Thomas.
Quem acabou salvando sua vida foi Minho (Ki Hong Lee) e, por isso, Newt está tão disposto a resgatá-lo do C.R.U.E.L. Tal parte do passado do personagem é considerado uma das passagens mais marcantes para os fãs da saga criada por Dashner.