06 – Por que, no contexto, o uso da palavra “desenganado” gera humor? Porque o texto apresenta o personagem como vítima de enganos durante toda a sua vida. O médico, ao dar seu diagnóstico, usa exatamente um termo derivado dessa palavra, com um prefixo de negação (des), logo significaria que ele não estaria enganado.
Resposta. Resposta: 05 – Por que o narrador não fica apreensivo com este diagnóstico? Porque ele sabe que sempre acontecem enganos com ele, então, certamente, ele não estaria “desenganado” e, consequentemente, sua doença teria cura.
Os personagens incluem uma enfermeira e um homem que passou por uma cirurgia. Os dois se encontram na sala de recuperação de um hospital e o tema da história são os enganos que ocorrem na vida de Lírio. 2. O homem estava com medo da operação porque sua vida é cheia de riscos, já que sempre ocorre algum engano.
O humor nessa passagem se produziu onde trocaram os exames do homem e, ao invés de operar o apêndice fizeram uma troca de sexo nele.
O que gera o humor no texto é o fato de o personagem ter ido fazer uma cirurgia de apendicite e o médico ter se confundido e ter feito uma cirurgia de mudança de sexo. A troca gera o humor e o espanto da enfermeira.
Para gerar humor no texto, o cronista fez com que desse tudo errado na vida do protagonista. Primeiro, ele foi trocado na maternidade. Depois, trocaram seu nome. ... Na crônica "O homem trocado", Luis Fernando Veríssimo, cada uma das "trocas" traz sérias consequências par ao protagonista.