A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. ... Ao chegar ao estigma, o grão de pólen começa a absorver uma substância açucarada produzida pelas células dessa região, germina e forma o tubo polínico.
O ciclo de vida das angiospermas é complexo, envolve o processo de dupla fecundação quando comparado a outros grupos de vegetais, o ciclo ocorre pelo processo de polinização, ou seja o momento em que ocorre a transferência de pólen produzido na antera para a estigma.
Ao contrário do que acontece com os animais, as plantas se alimentam por meio da produção própria, utilizando minerais, gás carbônico, luz e água para desenvolver seu próprio alimento. ... Todos os elementos necessários para as plantas se manterem vivas são obtidos do ambiente em que elas vivem.
Como as plantas se nutrem. ... Enquanto os animais obtêm alimento comendo outros seres vivos, as plantas fabricam elas mesmas a matéria orgânica que lhes servem de alimento. Para isso utilizam gás carbônico proveniente do ar e água e sais minerais (nutrição inorgânica) retirados do solo.
Considerando-se órgãos de nutrientes aqueles que produzem, obtém ou armazenam nutrientes, temos as raízes, o caule, as folhas e as sementes.
O nitrogênio é um nutriente que está relacionado aos mais importantes processos fisiológicos que ocorrem nas plantas, tais como fotossíntese, respiração desenvolvimento e atividade das raízes, absorção iônica de outros nutrientes, crescimento, diferenciação celular e genética.
Para se habilitar como nutricionista, o profissional deve fazer, portanto, a pós-graduação no tema, que pode ser um curso de mestrado (stricto sensu) ou uma especialização (lato sensu). Mestrado: nesse caso, é uma formação acadêmica onde a pessoa vai aprofundar seus conhecimentos dentro do grande tema nutrição animal.
Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Pirâmide Alimentar
A exigência de um animal varia em função de fatores como: peso vivo, categoria, estado fisiológico, uso de promotores de crescimento e fatores ambientais. Em geral, as exigências de todos os nutrientes são tanto maiores quanto mais pesado for o animal.
Entre os fatores que influenciam as exigências de mantença destacam-se: peso corporal, raça, sexo, idade, condição fisiológica, nível de produção, nível nutricional, condições ambientais, estresse, exercício.
A grande importância de se conhecer a porcentagem de matéria seca de um alimento é que nutrientes como energia, proteína, minerais e vitaminas fazem parte dela. ... O que sobrou após a secagem é a matéria seca, expressa em porcentagem, dividindo o valor do peso depois da secagem pelo valor do peso anterior à secagem.
Vários são os fatores que influenciam os coeficientes de digestibilidade dos alimentos em peixes: a metodologia utilizada para a coleta de fezes (técnicas com o peixe dentro ou fora d´água), a espécie do peixe, a idade do peixe, a composição do alimento, a salinidade, a temperatura da água e o tipo de processamento do ...
A taxa de hidrólise geralmente é o fator limitante na digestão ruminal da fibra. Essa taxa é limitada pela ação de enzimas no complexo lignina- polissacarídeos, que degradam a parede celular (CHESSON & FORSBERG, 1988).
Dentre os principais benefícios da ingestão de fibras, podemos destacar a redução dos níveis de glicose no sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon.