Platinado: É apenas uma chave elétrica comandada pelo eixo de cames. Ele tem um par de contatos, uma mola, e um came plástico, que é acionado pelo eixo, fazendo com que os contatos se abram ou fechem em sincronia com o motor.
Quando o motor possui quatro terminais que saem dos enrolamentos da máquina ou três terminais, um dos enrolamentos é comum, sendo possível identificá-lo com auxílio de um multímetro, medindo a resistência de dois pontos de enrolamento do motor monofásico.
No segundo modo fechamos os terminais 3-2, isolando os mesmos(neste modo fechamos as duas bobinas em série), e alimentamos o terminal 1 com uma fase e o terminal 4 com outra fase. Desta forma temos o fechamento do motor na tensão maior o mesmo suportará a tensão de 220V.
Disjuntores Unipolar Jng (6a,10a,16a,20a, 25a, 32a)
Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas fase/neutro (127 ou 220 v); Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos para chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase (220 v);
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
o dieal, no caso de sua cozinha, seria vc distribuir circuitos separados para alguns equipamentos de maior potência com micro ondas e fornos elétricos por exemplo. Com o cabo de 4mm² o seu disjuntor não pode ser superior a 25A, eu sugiro o uso de disjuntores de 20A nos dois casos , sendo o da cozinha curva C.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
disjuntor bipolar
Os disjuntores DIN possuem uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores NEMA e são mais comuns hoje em dia. O disjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.
Os disjuntores curva B são usados onde se espera um curto circuito com baixa intensidade, normalmente cargas resistivas, em residencias nas tomadas de uso comum, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa.
Quais os tipos de disjuntores existem?