Holístico: significado Holístico (ou holista) é um adjetivo atribuído a quem procura entender os fenômenos e acontecimentos de uma forma global.
Em suma, a terapia holística acredita que cada pessoa possua um sistema que é composto por elementos físicos, emocionais e espirituais. Assim, tem como objetivo tratar cada indivíduo dentro do seu contexto, focando tanto na causa da doença quanto em seus sintomas também.
A metodologia holística busca explorar todas as esferas de conhecimento dos indivíduos, ou seja, ensinar as matérias básicas não é suficiente para formas cidadãos críticos. É necessário se aprofundar e despertar o máximo potencial de cada um, dando significado para tudo aquilo é ensinado.
O termo holístico é um adjetivo relacionado a holismo. Simplificando, o holismo é um campo da ciência que visa compreender os fenômenos em sua totalidade. Quando alguém diz que é preciso ter uma visão holística, portanto, está querendo dizer que você precisa ter uma visão do todo antes de tomar uma decisão.
A Educação Holística se propõe de reunir todas as vozes dispersas em um projeto que quer compreender a totalidade da pessoa: corpo, emoção, intelecto e espírito, Tem o objetivo de inspirar a reverência intrínseca pela vida e pela paixão de aprender.
Um dos aspectos mais importantes da abordagem holística é que, sendo um forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a ver a possibilidades novas, impossíveis de serem visualizadas antes.
O que é Holístico: Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, qualquer doutrina que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
O holismo ou visão holística que se originou do grego HOLOS, significa "inteiro”, “completo” ou "todo“. Sendo uma forma de tentar unir o homem ao universo (natureza) onde está inserido, o holismo visa à integração dos seus aspectos físicos, emocionais, mentais, etc.
O termo medicina holística refere-se à abordagem no tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado (ver: holismo).
A natureza se cria a partir de si mesma de formas significativas e isto acontece no nível de moléculas, organismos, ecossistemas, planetas e universos. Chama-se ciência holística porque reúne razão, de um lado, e uma percepção mais poética da natureza.
No modo geral, a visão holística significa observar ou analisar algo ou alguma área da vida de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada.
A terapia holística promove o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.
A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
Tipos de terapias alternativas
Terapias. Os maiores representantes da Terapia Holística são a Acupuntura, o Reiki, as Massoterapias, a herbologia e Ayurveda.
As terapias não são receitas de bolo. Mas diferentes tipos de personalidade podem se dar melhor com um tipo ou outro tipo de tratamento
As Terapias Energéticas tais como o Reiki, Alinhamento dos Chakras, Aromaterapia, Acupuntura, Cone Chinês, Cromoterapia, Massagens, Ventosas e Reflexologia Podal são uma ótima saída para o stress do dia a dia.
Métodos de harmonização e equilíbrio energético que mantém e recupera a saúde. Sistema natural de reposição energética que reduz o stresse, ansiedade e transtornos psiquicoemocionais. Desperta o poder que existe dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia.
+ Bem-Estar
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos. Para isso, essa área, através de diversas técnicas, procura solucionar problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes.
O correto é Terapias Integrativas e Complementares, pois elas realmente complementam terapias convencionais. Isto é, aquele tratamento receitado pelo clínico geral, neurologista, psicólogo e outros médicos especialistas no consultório.