Na ciência da computação, mais especificamente em redes de computadores, a camada de ligação de dados, também conhecida como camada de enlace de dados ou camada de link de dados, é uma das sete camadas do modelo OSI. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer na camada física.
substantivo masculino União, relação afetiva; casamento, matrimônio: enlace matrimonial. [Figurado] Combinação perfeita: enlace entre a beleza e a inteligência.
A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimônio/matrimónio tem origem no radical mater ("mãe"), seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser proveniente do termo do latim medieval casamentu.
Os serviços oferecidos pela camada de rede podem ser divididos em três (3) tipos:
A camada de enlace de dados pode ser projeta de modo a oferece diversos serviços, que podem variar de sistema para sistema....Três possibilidades razoáveis oferecidas com freqüência são:
As funções exercidas na camada de rede do modelo OSI estão listados abaixo:
Resumo
O encapsulamento de dados é o processo que adiciona mais informações de cabeçalho de protocolo aos dados antes da transmissão. Na maioria das formas de comunicação de dados, os dados originais são encapsulados ou envolvidos em vários protocolos antes de serem transmitidos.
Conforme indicado, as SVIs são interfaces lógicas configuradas para VLANs específicas; para rotear entre duas ou mais VLANs, cada VLAN deve ter uma SVI separada habilitada. As portas roteadas (Camada 3) permitem que os switches Cisco atuem como roteadores de forma eficaz.
A Camada Física define as características mecânicas, elétricas, funcionais e os procedimentos para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de bits. As características mecânicas dizem respeito ao tamanho e forma de conectores, pinos, cabos, etc. que compõem um circuito de transmissão.
Como a função primária da camada física é o estabelecimento de regras para a ligação mecânica/elétrica entre máquinas, pode-se estabelecer um conjunto de serviços que a mesma deve prover à camada de rede.
A camada de aplicação é responsável por gerenciar e deixar disponível ao usuário, todos os sistemas e ferramentas a ele destinados, por ex: ERP, SSH, TELNET, FTP, SGDB, SNMP, e muitos outros aplicativos e recursos disponíveis em uma rede, seja de pequeno ou grande porte.
A camada física do modelo OSI, também chamada de layer 1 ou physical layer, trata da transmissão transparente de sequências de bits pelo meio físico, sendo a parte final da comunicação, ou seja, onde a transmissão pelo meio de comunicação realmente acontece.
camada 2 de enlace
A subcamada LLC Ethernet trata da comunicação entre as camadas superiores e as camadas inferiores. ... A subcamada LLC obtém os dados do protocolo de rede, normalmente um pacote IPv4, e adiciona informações de controle para ajudar a entregar o pacote no nó destino.
Atenuação. A atenuação consiste numa redução da potência do sinal ao longo do meio de transmissão. A atenuação resulta da perda de energia do sinal por absorção ou por fuga de energia.
Significado de Atenuação substantivo feminino Ação ou efeito de atenuar. Redução da intensidade de; enfraquecimento ou limitação.
Atenuação é uma medida do enfraquecimento do sinal ou da perda de potência de luz que ocorre na propagação dos pulsos de luz ao longo da fibra multimodos (MMF) ou da fibra de modo único (SMF). As medidas são definidas tipicamente em termos dos decibéis ou do dB/km.
A atenuação é uma medida da perda de força de sinal ou de energia para iluminação que ocorre enquanto os pulsos de luz se propagam através de um fluxo de multimodo ou da fibra de modo único. Normalmente, as medidas são definidas em termos de decibéis ou do dB/km.
As macrocurvaturas são perdas pontuais (localizadas) de luz por irradiação, ou seja, os modos de alta ordem (ângulo de incidência próximo ao ângulo crítico) não apresentam condições de reflexão interna total devido a curvaturas de raio finito da fibra óptica.
100 quilômetros
Comprimento de onda como já ouvimos tantas vezes em fibras ópticas, não é simplesmente o termo usado para refinar a cor da luz. ... Os comprimentos de onda normalmente variam de 800 nm a 1600 nm, mas os comprimentos de onda mais comuns atualmente utilizados nas fibras ópticas são 850 nm, 1300 nm e 1550 nm.