O Nado Sincronizado pode ser disputado na modalidade Solo (com apenas um atleta), Dueto (com dois atletas) ou Conjunto (de quatro a oito atletas). ... Observa-se que o atleta não pode tocar o fundo da piscina, nem as bordas. O objetivo é apresentar as sequências de movimentos sincronizados, de acordo com a trilha sonora.
O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres2, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.
- Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros. - Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes. As atletas efetuam movimentos e formações escolhidas pela equipe.
As origens do Nado Sincronizado no Brasil estão fortemente ligadas ao nome da reconhecida nadadora Maria Lenk. A atleta nacional, após ter contato com essa nova prática em eventos mundiais dos quais participava com frequência, decidiu montar uma equipe do “ballet aquático” para apresentações no Rio de Janeiro, em 1943.
Uma descida vertical é executada. Quanto mais altura se alcança, melhor a nota, desde que o alinhamento vertical seja observado. O tempo gasto na descida, o giro do corpo e a extensão da perna devem ser sincronizados. Na descida, o alinhamento vertical deve ser observado até total submersão dos pés.
O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, ritmo, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade. O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático.
Nado sincronizado
Alçada do corpo – Elevação rápida liderada pela cabeça, com máxima porção do tronco acima da superfície da água. Cancã – Corpo em flutuação de costas com uma perna perpendicular à superfície da água. Cancã duplo – Movimento com as duas pernas estendidas perpendicularmente à superfície. O rosto fica fora d'água.
2)São movimentos básicos do nado sincronizado: * 10 pontos Vertical e Can Can. Abertura e Arco. Guindaste. Todas as alternativas estão corretas.
O nado sincronizado nasceu na década de 30, sendo hoje esporte olímpico e com vários campeonatos nacionais e internacionais realizados. É uma união de dança, ginástica e natação, tornando-se um dos esportes mais belos de se assistir. É uma atividade muito recomendada para as crianças.
Além de oferecer aprendizado sobre natação, ginástica e dança, o nado sincronizado ainda promove alguns benefícios para a saúde, como a melhora da respiração, a tonificação de músculos e o fortalecimento de articulações e ligamentos.
Com a globalização do nado sincronizado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) acrescentou o esporte à lista oficial em 1982. A estreia, portanto, ocorreu em Los Angeles-1984. As atletas têm que fazer duas apresentações: - Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes.
A estreia, portanto, ocorreu em Los Angeles-1984.
As atletas têm que fazer duas apresentações: - Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros. - Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes.
Pode ser praticado em duplas ou em equipes de até 8 membros, e é formado exclusivamente por mulheres. Durante as competições, as equipes apresentam uma coreografia na piscina e vence a equipe que somar mais pontos, ganhos de acordo com critérios estabelecidos pela FINA (Federação Internacional de Natação Amadora).