Ondas são perturbações que ocorrem em um meio que, ao atingirem um obstáculo ou serem atingidas por determinada frequência, apresentam diferentes fenômenos ondulatórios.
Ondas de matéria: são ondas relacionadas a partículas subatômicas, como elétrons e prótons, e partículas atômicas, como átomos e moléculas.
Refração: fenômeno ondulatório no qual a onda tem a alteração da sua velocidade de propagação e comprimento de onda ao mudar de um meio para outro.
Ondas longitudinais: são ondas que vibram paralelamente a sua direção de propagação, como a onda sonora.
Os fenômenos ondulatórios são: reflexão, refração, absorção, polarização, dispersão, difração, interferência e ressonância.
Ondas períodicas: são ondas que se propagam com o mesmo comprimento de onda durante um intervalo de tempo, como as ondas do coração ou ondas sonoras.
As ondas são classificadas a partir da sua natureza, direção de vibração e número de dimensões da propagação da sua energia.
Interferência: fenômeno ondulatório no qual duas ou mais ondas se sobrepõem gerando uma onda resultante, podendo se somarem (interferência construtiva) ou se anularem (interferência destrutiva).
Ondas mecânicas: são ondas que só se propagam em meios materiais, como ar e água. Alguns exemplos de ondas mecânicas são as ondas no mar e as ondas sonoras.
Difração: fenômeno ondulatório no qual a onda se espalha após contornar os obstáculos ou atravessar uma fenda.
Dispersão: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um determinado meio material, refrata e se dispersa em suas componentes.
Ondas tranversais: são ondas que vibram perpendicularmente a sua direção de propagação, como as ondas do mar.
Polarização: fenômeno ondulatório no qual é possível filtrarmos a direção de oscilação da onda da maneira mais conveniente.
As ondas podem ser periódicas, quando oscilam com o mesmo comprimento de onda em tempos iguais, ou estacionárias, quando oscilam de maneira estacionária.
Ressonância: fenômeno ondulatório no qual o corpo passa a oscilar com grandes amplitudes e mesma frequência que uma das frequências naturais de oscilação da fonte.
Reflexão: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um obstáculo, reflete e retorna até o observador com a mesma velocidade.
Ondas estacionárias: são ondas que possuem um padrão de oscilação estacionário, formado através da superposição de ondas com frequências semelhantes que se propagam na mesma direção, mas em sentidos opostos, como as ondas em uma corda.
Absorção: fenômeno ondulatório no qual a onda, ao atingir um corpo, pode ser absorvida dependendo das cores do objeto e da onda emitida.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
Nas ondas eletromagnéticas, o campo elétrico, o campo magnético e a direção de propagação são perpendiculares entre si; ... Quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera.
Outros elementos de uma onda Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas. Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales. Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale. Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos.
O ultra-som aumenta o movimento molecular, provocando maior vibração e colisão entre as moléculas e gerando efeito térmico.
Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. ... Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
Resumo sobre classificação das ondas As ondas podem ter três naturezas distintas: mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais. As ondas podem propagar-se em uma, duas ou três direções do espaço, sendo classificadas, respectivamente, como ondas unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.
Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria. As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas.
O pulso de uma onda: Refere se a uma perturbação que se espalha por meio de um meio, sendo assim parte da onda. Já, a onda: é o resultado dessa propagação, que pode ser mecânica, ou seja que se espalha por meio de um material. EX: som ou corda de um violão.
º Ondas transversais: São aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação; exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas. º Ondas longitudinais: São aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras.
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio . ... A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, seja ela qual onda for, não transporta matéria.
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz. A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio.
Vamos imaginar uma corda esticada e bem comprida. Se dermos uma sacudida em uma de suas extremidades, veremos que a onda formada chega até a outra extremidade sem que nenhum ponto da corda tenha sofrido deslocamento lateral. As ondas transportam energia sem transporte de matéria. ...
movimento ondulatório. Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).
Respondendo as perguntas c) o que caracteriza os pulsos das ondas da imagem? São pulsos longitudinais pois suas vibrações são paralelas à sua direção de propagação.
Numa corda esticada temos a propagação de ondas transversais. Nas ondas transversais, o meio no qual a onda se propaga oscila na direção perpendicular à direção de pro- pagação da onda. Se isolarmos para observação um elemento de corda, ele oscilará para cima e para baixo enquanto a onda se propagará horizontalmente.
O período é o tempo para que uma onda (crista e vale) se propague. A frequência se refere ao número de ondas propagados em determinado intervalo de tempo.
Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.
1: Período. A unidade de medida de período no Sistema Internacional é o segundo [s]. Já a frequência f, é uma grandeza física escalar, definida como o número de ciclos que algo em um movimento periódico completa em 1 segundo.
Definimos a frequência como sendo o inverso do período, ou seja, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a frequência nada mais é do que o número de voltas dadas a cada segundo. Por exemplo, se um disco efetua 10 voltas por segundo, dizemos que cada volta é 1/10 de segundo.
Como o período das ondas praticamente não muda, se a velocidade diminui, o comprimento de onda deve obrigatoriamente diminuir ( lembre-se velocidade = comprimento de onda X [ 1/período ] ). Mas lembre-se também que a ENERGIA da onda se conserva quer dizer, não muda durante o percurso da onda.
Resposta. Solução: Ao reduzir a frequência em 80%, o período aumenta 25%.
Período (T): é o tempo necessário para que um objeto em movimento circular complete um giro; Frequência (f): é o número de voltas executadas em um intervalo de tempo. As unidades utilizadas para frequência são o RPM (rotações por minuto) e o Hz (rotações por segundo).
O movimento circular é resultado da aplicação de uma força centrípeta perpendicular à direção da velocidade de um corpo que se move com velocidade constante ou variável. Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
Acoplar significa junção, conexão, união entre corpos. Nesse caso, veremos a união entre polias. A realização do movimento circular pode acontecer de uma roda para outra, através da ligação por uma correia ou também pelo contato entre as rodas (polias).
O movimento circular pode ser transmitido por rodas através do contato ou da ligação entre elas utilizando uma correia. ... Sejam duas rodas ligadas através de uma correia e o raio (r1 é menor que o r2) no qual a transmissão ocorre da roda de menor raio para a de maior.