Segundo censo feito em 2003 pelo United States Census Bureau, a população indígena naquele país foi estimada em quase 2,8 milhões de pessoas, distribuídas em várias etnias: Navajo, Cherokee, Choctaw, Sioux, Chippewa, Apache, Blackfeet, Iroquois, Pueblo e dezenas de outras.
Índice
Com cerca de 46 mil pessoas, a maior etnia é a Ticuna, que habita a região da Amazônia. A maioria da população indígena, 37,4%, vive na região Norte.
Estima-se que existam hoje no mundo pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas (IWGIA, 2015). No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.
O censo demográfico também permitiu averiguar as áreas de maior concentração indígena. A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.
Publicado 24/04/2020 - 14h42 São Paulo – Estimativa do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (24), aponta a existência de 7.
A atual população indígena brasileira, segundo resultados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 817.
Mas há registro de regiões em que os índios viveram, em média, apenas 24,5 anos. O brasileiro vive 67 anos, em média, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) -mais 24,4 anos em relação à média dos índios. Os números sobre a longevidade dos índios constam de trabalho inédito obtido pela Agência Folha.
Essa origem asiática dos primeiros habitantes da América e, por consequência, do Brasil, é aceita por quase todos os pesquisadores do assunto. Segundo essa teoria, eles teriam chegado pelo estreito de Bering há cerca de 16 mil anos e depois se espalhado pelo continente.
Com o descobrimento das terras do Atlântico Sul, pelo navegador português Pedro Alvares Cabral, em 22 de abril de 1500, o próprio navegador nomeou as terras vistas, inicialmente, como Terra de Vera Cruz, em grande parte devido à cruz da Ordem de Cristo, que as caravelas capitaneadas por Cabral ostentavam em suas velas.
Antes da chegada de Cabral, o Brasil era habitado por povos de diversificada cultura, que os portugueses achavam ser todos iguais. Antes da chegada do portugueses em terras brasileiras, a região há era habitada por milhões de nativos.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib.
Índios – os primeiros habitantes do Brasil. Os índios são como nos referimos aos povos originários que habitavam no território nacional antes da chegada dos portugueses, em 1500. Apesar do termo “índio” ser generalizante, os povos indígenas são marcados por uma enorme diversidade cultural.
R=Os primeiros habitantantes eram os índios,viviam da caça e da pesca. Muitos falam que, o Pedro Álvares Cabral foi o descobridor do Brasil mais eu acho que não (Claro Oficialmente ele descobriu o Brasil) mais o Brasil já habitavam pessoas, Tribos, etc...
O termo "índio" provém do fato de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estava convencido de que tinha chegado à Índia, haja vista que o gentílico espanhol para a pessoa nativa da Índia é indio (índio), e dessa maneira chamou os povos indígenas que ali encontrou.