São, maioritariamente, utilizados em tratamentos formais, quando o interlocutor ocupa cargos ou posições sociais elevadas e prestigiadas. Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Reverendíssima ou V.Rev.mª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a sacerdotes, bispos e religiosos em geral.
Vossa Magnificência é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. ... Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Magnificência ou V. Mag. ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reitores de Universidades.
3ª) VOSSA MAJESTADE ou SUA MAJESTADE? Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE. A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA...
Pronomes de tratamento - Você, senhor, vossa excelência e outros
“Vossa Excelência”, no corpo de texto. E “Digníssimo Presidente da República Federativa do Brasil” ou “Ao Excelentíssimo Presidente da República” no envelope enviado ao destinatário; É importante colocar o nome completo do presidente em exercício; A linguagem do texto deve ser formal.
Inicie a carta do lado direito, escrevendo a data por extenso. Faça um parágrafo e, do lado esquerdo, se dirija à pessoa em questão, usando a fórmula "Excelentíssimo Senhor Deputado", "Excelentíssimo Senhor Senador da República" ou ainda "Ilustríssimo Senhor Senador Federal do Estado (...)", seguido do nome da pessoa.
Eu, (seu nome completo), brasileira (o), (estado civil opcional) , inscrito (a) no CPF (número completo do seu CPF), (endereço também opcional), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria (utilize o pronome de tratamento de acordo com as coordenadas acima) (sua solicitação descrita) com a finalidade de ( ...