Saque flutuante É também conhecido como saque tático. ... Esse saque pode ser realizado em movimento ou com os pés no chão. Geralmente, o objetivo é acertar a bola perto da rede, atrás dos atacantes.
Saque lateral: Tipo de saque bastante usado para dar uma trajetória flutuante na bola. ... O braço direito sai do lado do corpo e atinge a bola lançada pela mão esquerda, bem acima da cabeça. No final do movimento, o corpo se projeta à frente.
Saque por cima: é o saque mais utilizado e em que a bola é lançada com força. Nesse tipo de saque, o jogador deve lançar a bola para cima, com uma mão, e bater-lhe com a outra.
O saque por cima pode ser realizado de várias maneiras:
Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo (“Jornada nas Estrelas”) e Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”).
Saque Em Suspensão
Passos
Recepção - Acontece após o saque, a técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo do jogador que faz a recepção é colocar a bola na mão do levantador.
Em resumo que no voleibol masculino brasileiro de alto nível, a qualidade da recepção influencia a organização do ataque, a determinação do local do levantamento e da estratégia de jogo. Além disso, o ponto de ataque foi o mais recorrente na análise dos jogos, com maior incidência dos ataques realizados na posição 3.
Sistemas de recepção de saque É o sistema de recepção utilizado por equipes iniciantes. O levantador fica isolado, e os outros 5 jogadores ficam em suas posições, assim formando um "W" na quadra para defender o saque do time adversário.