A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...
Para conseguir distribuir a energia elétrica, as empresas concessionárias passam a energia por transformadores – equipamentos que são instalados em postes. Os transformadores são divididos em monofásicos, bifásicos e trifásicos.
Como a energia elétrica é transmitida? A eletricidade é conduzida até uma residência por meio de um sistema. O processo é todo ramificado: inicia-se na geração de energia, passando por equipamentos de transmissão e distribuição por cabos, chegando aos postes e às tomadas das casas ou empresas.
O Processo de transmissão é feito através das torres de transmissão que viajam quilômetros de distancia da usina onde a energia é gerada até a proximidade das cidades onde esta será consumida.
Em nosso cotidiano, o melhor exemplo de receptor é o motor elétrico, que transforma energia elétrica em energia mecânica. Elemento responsável por consumir energia elétrica, e convertê-la em calor, ou seja, energia térmica. Esse fenômeno é chamado efeito Joule.
Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.