Dizemos que uma reta está contida no plano quando todos os seus pontos também são pontos do plano. Também é possível dizer que o plano contém a reta.
Uma reta é um conjunto de pontos. Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. ... Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
dois pontos
Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. Eles podem ser consecutivos, adjacentes e colineares. Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”.
Tipos de Retas É definida como uma reta que possui interseção com as outras retas em pontos diferentes. Retas Coincidentes: diferente das retas perpendiculares, as retas coincidentes possuem todos os pontos em comum. Retas Concorrentes: são duas retas que se encontram em determinado ponto (vértice).
São indicadas por letras minúsculas. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. ... Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.
e) Como deve estar um pedaço de barbante para dar ideia de um segmento de reta? Com 2 semirretas partindo do mesmo ponto. Deve estar “esticado”.
Segmentos congruentes são aqueles que tem a mesma medida, nesse caso a figura é formado por dois triângulos semelhantes ALA (ângulo"pelo teorema das retas paralelas", lado "a diagonal do quadrilátero ABCD", ângulo"o angulo reto que ambos possuem", lado). Ou seja, os segmentos AB e DC; os segmentos AD e CB.
Se queremos que os pontos A, B e C sejam colineares, então os três pontos deverão pertencer a mesma reta. Sendo A = (3,1,-2) e B = (1,5,1), temos que o vetor diretor da reta é: AB = (-2,4,3).
Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano. Por um ponto passa uma única reta paralela a uma reta dada.